Rio -  O Flamengo jogou no ritmo de sua torcida. E não decepcionou. Agressivo na defesa, vibrando muito em quadra e apostando no jogo de garrafão, o Fla bateu, nesta sexta-feira, o Uberlândia por 77 a 62, no Tijuca, fechou em 3 a 2 a série melhor de cinco e se classificou para a semifinal do Novo Basquete Brasil. Agora, o Rubro-Negro vai encarar o São José em busca de mais uma final do NBB.
Marcelinho anotou 17 pontos para o Flamengo | Foto: Divulgação
Marcelinho anotou 17 pontos para o Flamengo | Foto: Divulgação
O cenário era de jogo decisivo: expectativa, torcida empurrando e muita entrega em quadra. A raça do Flamengo pesou. A equipe soube explorar o jogo de garrafão, forçou o Uberlândia a erros e teve a frieza de fechar a série.

O cestinha do confronto foi Caio Torres. O pivô anotou 22 pontos e levou a melhor sobre a defesa de Uberlândia. Com Caio Torres, David Jackson e Marcelinho formaram o trio que decidiu ofensivamente para o Flamengo. O ala americano fez 19 pontos. Marcelinho anotou 17, sendo oito no primeiro quarto, quando o Uberlândia iniciou o período melhor.

Robert Day anotou 17 pontos para Uberlândia e foi o principal cestinha da equipe. Cipolini e Robby Collum marcaram 12 pontos, um a mais do que Valtinho. O clube mineiro viu o Fla abriu 2 a 0 na série, não desistiu, forçou o jogo 5, mas sucumbiu no Tijuca.




O JOGO

Uberlândia começou melhor o jogo. Day tratou de fazer uma cesta de três e ainda sofreu a falta. Marcelinho chamou a responsabilidade pelo Flamengo. O ala fez oito pontos seguidos do Fla. A partida ficou equilibrada e era disputada em um ritmo intenso. Com David Jackson, o Rubro-Negro deixou o período igual: 19 a 19.

O Flamengo atropelou Uberlândia no início do segundo período. O Rubro-Negro fez uma corrida de 12 a 0. Valtinho tentou frear o ímpeto do rival, mas viu o Fla, com um jogo coletivo e de garrafão, ser superior e vencer o quarto por 20 a 9.

Se não forçou as bolas de três no primeiro tempo, o Flamengo apostou nas bolas de longe no terceiro período. E elas caíram. Foram quatro acertos. Caio Torres continuou soberano no garrafão. O Rubro-Negro colocou 20 pontos de frente. Uberlândia lutava, mas entrou no último quarto 19 pontos atrás do marcador.

O Uberlândia não desistiu e chegou a cortar a vantagem do Flamengo, mas a equipe rubro-negra teve tranquilidade, soube rodar a bola, administrar o placar. A festa do Tijuca estava completa: o Fla avançou para a semifinal do NBB.