segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

8 !!!


É o meu maior prazer, vê-lo brilhar...

A História

A maior partida da história do Flamengo. O jogo da vida de todos os rubro-negros. Este foi o Flamengo x Liverpool, de 13 de dezembro de 1981. Campeão da Taça Libertadores da América, batendo o Cobreloa na final, a equipe brasileira entrava em campo para eliminar o estigma de que não era apenas "time de Maracanã", visto que seus principais títulos até aquela época foram conquistados no "Maior do Mundo" (lembrando que apenas 20 dias antes o clube havia derrotado o Cobreloa em Montevidéu, conquistando o título continental de 1981). 

As épocas douradas dos dois times iniciaram juntas, em 1978, ano que a equipe inglesa venceu a Liga dos Campeões da UEFA, dando início a uma seqüência de conquistas de dois campeonatos ingleses (1979/1980) e o título europeu de 1981. Enquanto isso, o clube brasileiro vencia o tricampeonato carioca (1978/1979/1979 especial), o Campeonato Brasileiro de 1980, o Campeonato Carioca 1981, além do título continental deste mesmo ano. 


Zico ao lado de Leandro e Júnior, com a Taça do Mundial
Zico ao lado de Leandro e Júnior, com a Taça do Mundial


O Liverpool era o grande favorito por ser o maior time da época. O time inglês superara Bayern de Munique e Real Madrid nas duas últimas fases - semifinais e final, respectivamente - da Copa dos Campeões da UEFA. Mas, essa fama dos ingleses e seu ar arrogante de superioridade seriam fatais para eles. 

Os 62.000 torcedores que compareceram ao Estádio Nacional de Tóquio, dentre eles, muitos rubro-negros, não viram um show dos vermelhos, mas sim, do vermelho e preto, que trajava sua camisa branca na decisão. Viram um show de Zico, inspiradíssimo. Viram um show do futebol brasileiro. Um show que garantiu o título para o Fla ainda no primeiro tempo, com um indiscutível 3x0, para acabar com as dúvidas de quem era o melhor. Não apenas naquela partida, mas o melhor do mundo. E era o Flamengo.

1981...







__________________________________________


A propósito, voltando para a nossa realidade ..

Parece que o "pofexô" ganhou a guerra de braço travada com o atual vice de futebol / vice do clube / um dos financiadores e idealizadores da campanha da Presidenta Patricia Amorim no Clube, Luiz Augusto Veloso. Dizem que estão contratando o Ex. Diretor de Futebol Marcos Braz para assumir novamente o posto no Flamengo no lugar do Veloso ...

Então, o "pojeto" vai continuar em 2012 ...

Nenhum comentário: