segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

1 !!!








O Flamengo era uma unanimidade

Por Renato Miranda Pellegrini

"Capricorniano e nascido em 1970, estava apenas com dez anos no dia da final de 1981. A Copa Toyota, que dava ao seu vencedor o status de Campeão Mundial, estava pra ser decidida e o Rio de Janeiro parou naquela madrugada. O Flamengo de Zico & ciarepresentava o Brasil e, mais do que isso, representava o futebol arte na final contra o Liverpool, campeão europeu. Nunca dei bola pra isso de um clube representar seu país numa competição, mas o sentimento da época era diferente.
É lógico que os secadores de plantão, vascaínos em sua maioria, deviam estar a postos torcendo contra, mas a confiança em mais uma vitória era muito grande, quase uma certeza. Todos aqueles que entendiam de futebol não tinham dúvidas quanto ao triunfo, que viria ser sacramentado logo no primeiro tempo de jogo. O time do Flamengo "sobrava" junto aos demais naquela época e, apesar do Brasil ser a única seleção tri-campeã da Copa do Mundo na época, os torcedores brasileiros não eram acostumados a comemorar o título de Campeão Mundial Interclubes. E quem lembra bem, sabe que a vitória foi incontestável.
Nem o Santos de Pelé, único time brasileiro que até então ostentava esse cobiçado caneco, venceu demonstrando tal superioridade sob seu oponente do velho continente. O Flamengo não só foi campeão mundial em 1981, mas era uma unanimidade como melhor time do mundo, possuindo ainda o melhor jogador de sua época.
Finalizando, mando um recado a todos os torcedores do Mengão: tenham orgulho dessa conquista, que transcende o título de Campeão Interclubes. O Flamengo de Zico & cia era uma equipe que foi incontestavelmente o melhor time do mundo. Grêmio, São Paulo, Corinthians e até o Santos de Pelé que me desculpem, mas essa unanimidade não é pra qualquer um não. MENGÃO EU TE AMO!!!!!"


 *          *          *


Fuga de casa para ver o jogo

Por Luiz Carlos Conte

"13 de dezembro de 1981. Era dia do marinheiro, mas na cabeça de 36 milhões de rubro negros era o ápice de uma caminhada que iniciou em 1978 e acabou em 1987: nove anos de supremacia futebolística mundial, sem comparações. Eu, um menino de 11 anos, morador de Copacabana, fugi de casa às 11h15 da noite (e isso para um menino em 1981 era um feito), peguei o ônibus 464 fui ver a final do mundial num telão lá na Gávea. Sem palavras. Imagine a alegria desse e de todos os outros, que ainda hoje vendo aquele time jogar nos sentimos meninos. Que saudade, que orgulho, que alegria. Ainda bem que ontem teve replay e o mengão de 81 sapecou um 6 a 1 na seleção de masters.
Rumo ao Bi mengão!" 







Jorge Curi no Grajaú

Por Paulo Neiva

"Que epoca boa, que time maravilhoso. Minha casa estava cheia de amigos. Até tricolor tinha, torcendo pro Flamengo. O jogo foi por volta de 1h. Mesmo assim, colocamos a caixa de som na janela com o super narrador Jorge Curi. A cada gol do Flamengo, aumentávamos o volume ao máximo. Aquele famoso som "GOLAÇO" do saudoso narrador da Rádio Globo ecoava pelo silencioso Grajaú. Flamengo campeão mundial. Que felicidade. Que festa. Fomos para a sede do Flamengo por volta das 3h para comemorar. Parabéns Flamengo, Zico e sua turma.


*           *          *

Por causa desse time, somos exigentes até hoje

Por Fábio Alves

"Em 1981 eu tinha 15 anos, e ver o meu MENGÃO Campeão do Mundo foi simplesmente fantástico. Recordo-me que assisti naquela madrugada ao jogo contra o Liverpool sozinho. Momento mágico, pois aquele supertime participou de três finais e venceu as três. Tudo isso em pouco mais de 1 mês. Sou rubro-negro por influência paterna, mas tornei-me apaixonado pelo Clube de Regatas do Flamengo por causa do ZICO. Um craque que tem "Alma e Sangue Rubro-Negros". Ele foi o líder da mais espetacular geração de jogadores que o Flamengo formou. A bem da verdade, foram três ou quatro gerações que se encontraram e formaram o Rolo Compressor montado por Cláudio Coutinho. Naquela época se podia assistir aos jogos, na arquibancada - minha preferência - atrás do gol, sem violência.
Esse time foi responsável pela torcida do Flamengo ser tão exigente. Nos acostumaram mal. A grande arrancada desse time começou em 1978. Aquele gol de cabeça do Deus da Raça, o Rondinelli. O time foi amadurecendo e a conseqüência natural culminou em Tóquio. Só tenho a agradecer a todos o craques que tiveram o orgulho de vestir o Manto Sagrado. Saudações sempre rubro-negras." 





No motel...

Por Emir Caldeira

Naquele 13 de dezembro me preparei e sai com uma namorada que tinha e fui pro Motel. Lá chegando, liguei imediatamente a TV e fiquei assistindo os comentários, e as reportagens e nada de cumprir com o dever. Assisti ao jogo e entre uma e outra cerveja a doce senhorita dormiu. Acabou o jogo e eu acordei-a para que saíssemos para irmos comemorar. Lógico que vc já deve imaginar o quanto eu ouvi. Mas fui irredutível, saímos do Motel, deixeia-a em casa e fui comemmorar bebendo mais cerveja nos bares da vida.


*          *          *

Por Alexandre Fernandes

Pouco dormi após o jogo e passei o domingo comemorando a esmo. Parei em cada concentração de rubro-negros, até estacionar no Petisco da Vila. Lá me reuni a um grupo de conhecidos e fiquei até quando foi possível. Um verdadeiro sonho acordado.

*          *          *


Por Felipe Tinoco

Eu nasci em 68, portanto, eu tinha 13 anos...Foi um dos momentos mais marcantes da minha pequena idade...

Vibrei muito, chorei, corri...no condomínio em que morava a grande maioria dos moradores era flamenguista e daí a comemoração varou a madrugada com muito churrasco e bebida...

Foi uma alegria muito grande...

Indescritível para a minha cabeça na época...

Saudações Rubro-Negras




______________________________________



DESAFIO PARA TODOS OS RUBRO NEGROS...

Como muitos estão de férias, perguntem aos Rubro Negros mais experientes se ainda lembram dos fatos do elenco Campeão do Mundo em 1981...






A mais nova relíquia do Mengorial é essa foto histórica, doada pelo amigo Xandi. É uma foto de treino tirada na Gávea, no histórico ano de 1981.

Deu pra identificar alguns jogadores:

Primeira fila: (?), Figueiredo, Peu e (?)
Segunda fila: Leandro, Tita, Anselmo,
Terceira fila: (?), Raul e Luis Alberto (3º goleiro)
quarta fila: (?) e (?)
quinta fila: Andrade, Adílio e (?)
sexta fila: Manguito, Junior, Chiquinho e Lico(encoberto)
sétima fila: (?), Reinaldo, (?) e Zico
oitava fila: Nunes, Mozer, Cantarelli e Marinho.


E vcs, já identificaram todos os jogadores?

Um comentário:

Nubia disse...

Olá, vamos fazer uma pareceria entre blogs?

http://efutebolbrasileiro.blogspot.com/