sábado, 3 de dezembro de 2011

10 ... Nota 10 !!!


Dez dias !!!




1º parte...

Muitos achavam que o Flamengo era um time que só conquistava títulos no Maracanã. A Taça Libertadores, vencida no Uruguai, balançou a tese. Depois, o show seria em Tóquio e o Flamengo não precisaria provar mais nada.




Os craques rubro-negros entraram em campo no dia 13 de dezembro de 1981, para enfrentar o Liverpool, vencedor da Copa dos Campeões, pelo Mundial Interclubes, com o objetivo de exterminar uma velha máxima ouvida pelos quatro cantos do Brasil: "o Flamengo é time de Maracanã, só neste estádio mostra superioridade". É verdade que, apenas 20 dias antes, o clube carioca conquistara a Taça Libertadores em Montevidéu, no Uruguai, ao derrotar o Cobreloa, do Chile. Mas pouco importou para os críticos. Para convencê-los, o jeito era superar os ingleses. Com uma grande apresentação, de preferência.

Tudo indicava que não seria fácil. O Liverpool passava por uma fase semelhante à do Flamengo, conquistando títulos seguidos há anos. Por coincidência, a primeira conquista importante, a da Copa dos Campeões da Europa, foi conquistada em 1978, mesmo ano em que o clube da Gávea vencia o Campeonato Carioca, dando início a uma era de ouro em sua História...







Vence, vencer, vencer...


_______________________________________


E voltando para nossa "realidade" ...




Luxa faz balanço de R10, Fla, futebol do Rio e elege craque: Neymar

Técnico diz que 2011 foi ano de recuperação para o Rubro-Negro: ‘Ano que vem tem que ser melhor’

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

 
Ronaldinho e Vanderlei Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Jorge Willian/O Globo) 
Luxa diz que o saldo de Ronaldinho foi positivo
nesta temporada (Foto: Jorge Willian/O Globo)

Às vésperas do último jogo de 2011, Vanderlei Luxemburgo fez um balanço da temporada de Ronaldinho Gaúcho, em particular, e do Flamengo, como um todo. Para o treinador, o camisa 10 oscilou bons e maus momentos, mas o saldo foi positivo. Já em relação ao time, viu expressivas melhoras em comparação ao ano passado, mas ressaltou que ainda tem muito a fazer para 2012.

- O Ronaldo teve momentos bons e ruins na temporada, jogou bastante, está readaptado ao Brasil, não temos nada a reclamar. Estamos próximos de voltar à elite do futebol sul-americano, falta um pouquinho. E o Ronaldo faz parte do contexto, ele trouxe grandeza para o Flamengo, juntando ao nome do clube que é muito forte – afirmou.
Vanderlei não quis comentar sobre a permanência de Ronaldinho e Thiago Neves. Mas deixou escapar que as negociações estão avançadas.

- O momento não é de comentarmos isso, é assunto interno, vale discutir o jogo contra o Vasco. Isso é uma coisa que já está no caminho, sendo discutida há muito tempo.
Vanderlei projeta o ano de 2012 e destaca o retorno de grandes nomes para o futebol brasileiro.

- A volta do Ronaldo lá atrás, do Ronaldinho, do Deco, que estava há muito tempo na Europa, o Fred que optou por jogar no Brasil. Hoje o país se equipara ao futebol europeu em relação a pagamento. Na competição de mercado, até ultrapassa alguns países. Tem que existir projetos como a manutenção do Neymar, que foi a maior conquista do futebol brasileiro. Gostaria que não ficasse só nisso.


chamada carrossel vanderlei luxemburgo  flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
 
Luxa acredita que 2011 foi o ano de recuperação do
Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Sobre o time, Vanderlei deixou claro que melhoras aconteceram, mas que o Flamengo ainda tem muito a almejar.

- Ano que vem tem que ser melhor. O Flamengo tem que pensar sempre em estar na elite do futebol sul-americano. Tivemos uma recuperação fantástica do ano passado para este. Vejo o ano como de recuperação, mas percalços aconteceram e não chegamos ao título – analisou.

O técnico foi além, exaltou o bom momento do futebol carioca, mas fez um alerta.

- O futebol carioca fez bons investimentos, a volta do Ronaldinho, o Deco, o presidente do Botafogo sendo audacioso, fazendo um grande trabalho. O futebol carioca sempre lutou por títulos, mas não pode ser um castelo de areia. Em 1991, quando saí daqui, disse que o futebol carioca estava 10 anos atrás. Agora, está sempre chegando junto. Mas ainda é preciso melhorar a estrutura.

Questionado sobre quem seria o craque do Brasileirão, Vanderlei não titubeou:
 
- Neymar.


Nenhum comentário: