terça-feira, 29 de novembro de 2011

Uniformes do centenário do Futebol do Flamengo...


Conselho Deliberativo aprova uniformes do Fla para 2012

Modelos serão lançados até o dia 15 de janeiro. Listras da camisa serão mais grossas. Nas costas, frase lembrará o centenário do futebol do clube

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Os membros do Conselho Deliberativo do Flamengo votaram pela aprovação unânime dos uniformes do clube para a próxima temporada. A reunião extraordinária foi realizada na noite desta segunda-feira, na Gávea. Apresentada pela fornecedora de material esportivo, a camisa rubro-negra tem como principal novidade as listras horizontais mais grossas, semelhante ao modelo de 1981.

Nas costas, será estampada a frase "100 anos de futebol", que serão completados no próximo dia 24 de dezembro. Outra alteração: o escudeto do Unicef vai passar do centro do peito para o lado direito. Segundo a Olympikus, a roupa nova vai ser apresentada até o dia 15 de janeiro.

O time profissional fará a primeira partida oficial do ano já com o novo uniforme. O Campeonato Carioca começa em 21 de janeiro, mas as datas das partidas ainda não estão definidas. O Flamengo está no Grupo A, com Botafogo, Olaria, Resende, Macaé, Nova Iguaçu, Madureira e Bonsucesso. Este último, aliás, é o adversário da estreia.



_____________________________________




Em homenagem a Coutinho, sua filha Cláudia escreve a biografia do pai.

 

O Flamengo, clube onde se destacou, realizou uma missa na sede da Gávea em homenagem aos 30 anos da morte do ex-treinador

Por SporTV.com Rio de Janeiro 

 



Já faz 30 anos desde que aconteceu o acidente em que Cláudio Coutinho, ex-treinador do Flamengo e Seleção Brasileira, perdeu a vida. Nesta segunda-feira, uma missa realizada na sede da Gávea homenageou o idealizador da equipe que seria campeã da Libertadores e do mundo em 1981, sob o comando de Paulo César Carpegiani. Com a ajuda do observador técnico, Jairo dos Santos, Cláudia, filha de Coutinho, está escrevendo a biografia do pai (assista ao vídeo).

- Eu acho que a ideia começou desde o momento que houve o acidente que ele faleceu. Eu imediatamente comecei a juntar tudo o que tinha sido escrito sobre ele, todas as coisas que nós fizemos juntos, as contribuições dele para o esporte brasileiro - disse Jairo.

No dia 27 de novembro de 1981, Cláudio Coutinho havia chegado dos Estados Unidos, onde estava trabalhando e queria descansar. Foi então que ele foi à Ilha das Cagarras, a poucos quilômetros da praia de Ipanema para praticar o seu passatempo favorito: a pesca submarina. Mas algo deu errado. Coutinho sofreu um acidente e acabou morrendo afogado aos 42 anos, pouco antes da conquista do título mundial no Japão, em 13 de dezembro, que foi profetizado por ele.

- Tenho certeza que  Flamengo será campeão mundial de clubes porque acho que está escrito - disse Coutinho em sua última entrevista.

Milhares de pessoas foram se despedir do treinador que era ex-jogador de vôlei e sempre foi apaixonado por atividades físicas. Como militar, fez cursos no exterior, importando ideias até então desconhecidas. Os conceitos trazidos por ele também foram empregados na preparação da equipe tricampeã mundial, onde ele era auxiliar da comissão técnica. Ele era um homem de temperamento forte, mas não se esquivava na hora de pedir desculpas. Em 1978 deixou Júnior e Falcão fora da convocação para a Copa do Mundo.


Coutinho ex-treinador do Flamengo (Foto: Reprodução SporTV) 
Inovador, Coutinho explica tática de jogo
(Foto: Reprodução SporTV)

- Ele continuou como treinador depois de voltar da Copa e o primeiro treino na Gávea que ele me encontrou, falou: "Poxa, como eu me arrependo de não ter te levado". Eu falei: "Bom capitão, agora não adianta, já acabou" - relembrou Júnior.

No clube rubro-negro, Coutinho montou a base do time que venceria, mais tarde, o Mundial de Clubes, além de ser três vezes campeão carioca e conquistar o título brasileiro de 1980. Uma época mágica para o filho Paulo, ainda criança.

- Me sinto uma pessoa privilegiada. Eu tive uma infância ímpar. Cresci naquele mundo de glamour do Flamengo, sendo o melhor amigo dos jogadores do clube e da Seleção. Eu nem tinha muita percepção disso naquela época, porque era o mundo que eu nasci. Eu achava que isso era normal - afirmou Paulo, que era conhecido como "Cascão".

O carinho que Coutinho que tinha pelo Flamengo é retribuído pelo clube

- Nossas grandes equipes sempre foram capitaneadas por esses grandes líderes, e ele era essa figura - reconheceu Patrícia Amorim, presidente do clube.


Nenhum comentário: