quarta-feira, 6 de abril de 2011

E com "nem tudo são flores" - PARTE 17 ...

Episódio de hoje...




‘As pessoas que fizeram a história do Fla não são queridas lá’

 

 ‘O Flamengo não valoriza seus ídolos. Começou comigo, o Zico, depois o Petkovic, afastado, e agora o Adriano’

 

POR FABIO FALCÃO

Rio - No dia 23 deste mês, a demissão de Andrade do Flamengo completará um ano. Em conversa com O DIA, o treinador, que sempre teve o seu nome ligado ao clube, contestou a maneira como o Rubro-Negro trata seus ídolos, citando seu caso, o de Zico, o de Petkovic e o de Adriano como exemplos. Para ele, Patrícia Amorim não o demitiu logo que assumiu a presidência porque não teria como se explicar à torcida, já que o Flamengo havia acabado de conquistar o hexacampeonato brasileiro. Com um ano longe da “sua casa” — como ele mesmo diz —, Andrade revela sentir saudades e diz que uma conversa poderia ter resolvido a situação entre a presidente e Vanderlei Luxemburgo sobre Adriano.

SAUDADES DO FLAMENGO

Esse um ano longe do Flamengo foi difícil, porque lá sempre foi a minha casa. Estava lá desde 74, quando cheguei para fazer teste. Joguei, depois fiquei um tempo como auxiliar e 2009 como treinador. É complicado. Eu vivia mais dentro do Flamengo do que na minha própria casa. Agora vai fazer um ano que não vou lá e também não tenho o que fazer hoje dentro do Flamengo. É uma pena, porque o nome Andrade está sempre ligado ao Flamengo e hoje eu estou distante. Sinto falta de tudo lá.

NOVELA DA RENOVAÇÃO DE CONTRATO


Não tenha dúvida de que houve um desgaste muito grande. Ali, a coisa já começou a dar para trás. As coisas começaram a ficar difíceis, complicadas. Eu já não tinha mais o apoio de 2009, a retaguarda. Em alguns momentos, acabei me sentindo sozinho. Eu queria um salário de acordo com a responsabilidade em ser o treinador do Flamengo, o time de maior torcida do Brasil. Acho que o salário era compatível com a realidade do Flamengo e com a minha também e eu mesmo fui negociar para tentar facilitar a coisa. Eu pensei: sou um ex-atleta do clube, estou há muito tempo lá e não tem porque colocar um empresário ou alguém para negociar por mim. Achei que as coisas seriam mais fáceis, mas não foi bem assim. É outra coisa que aprendi também. Não tenha dúvida de que se eu tivesse uma pessoa para intermediar, eu não teria o desgaste que tive. Com certeza seria diferente e daqui para frente eu não me meto mais com nisso.

DEMISSÃO EM 2010

Ela (Patrícia Amorim) devia ter suas razões, mas eu desconheço. Ela contrata e demite quem ela quer. Houve a mudança de presidente. Quando todo mundo achava que o Delair pudesse ganhar, acabou não acontecendo e quem vem, vem com seu grupo de confiança. Ela não tinha como fazer essa troca em dezembro porque a gente tinha acabado de ser campeão. Como que ela ia dar satisfação para a torcida? Ia falar o que com a imprensa? Então ela aguardou um pouco mais e com a perda do Carioca, achou que aquele era o momento.

VETO DE VANDERLEI

Eu acho que se sentasse, o Vanderlei e a Patrícia, talvez teriam chegado a um acordo. E o Vanderlei poderia ter colocado para o Adriano a sua filosofia e forma de trabalhar. Para eu expressar uma opinião sobre isso é muito complicado, porque não estou convivendo nos bastidores. Eu não sei realmente se a Patrícia apoiou ou não. Apesar da campanha ser fantástica, uma das melhores dos últimos anos, todos sabem que houve um desgaste.

CONVIVÊNCIA COM ADRIANO

O dia-a-dia dele era tranquilo. O Adriano é uma pessoa amiga, compreensiva, que quer ajudar todo mundo. Tinha uma liderança dentro do grupo. Apesar de todos os seus problemas, o grupo tinha um grande respeito por ele. Depois dos treinos ele pedia para ficar fazendo mais trabalho de finalização. Ficava lá sozinho. Adriano tem os problemas dele que todo mundo conhece. Após a perda do pai, entrou em depressão. Mas comigo ele foi importante. Algumas vezes, antes do jogo, ele pôs a cara dele à tapa na frente do grupo. Para a imprensa, a gente passava que estaria brigando por vaga na Libertadores, mas entre a gente, ele foi um dos primeiros que falou que a gente estava brigando pelo título.Eu só tenho que agradecer a ele.

AFASTAMENTO DE PET

Cada treinador tem sua maneira de ver. Eu acho que ele jogaria tranquilamente hoje em dia. No ano passado ele jogou. Será que de um ano para o outro, mudou tanto assim? Será que um ano mais velho ele deixou de ser o Pet? Eu acredito que não. Todo jogador precisa da confiança de quem está dirigindo e a sequência de jogos.

DEMISSÃO DE ZICO

Depois disso eu estive com ele uma vez e foi muito rápido. Ele saiu chateado. A verdade ninguém sabe, mas alguma coisa séria foi, porque ele disse que ficou muito triste e só voltaria se fosse como presidente. Coincidência, os ídolos do Flamengo não são queridos por lá. Começou comigo, o Zico, depois vem o Pet, afastado, agora o Adriano. O que aconteceu comigo, com o Zico, com o Adriano, com o Pet, não sei se é bem essa palavra, ingratidão. Talvez faltou um reconhecimento, mas tem que tocar a vida. Não pode ficar olhando muito para trás porque você acaba não vendo o que está acontecendo na frente.

FALTA DE RECONHECIMENTO

A mídia te rotula. Muitos disseram que foi sorte, que o título caiu no meu colo, foi atípico, essas conversinhas assim. Não foram dois, três jogos, foram 25 que eu fiz. Peguei um time desacreditado, mudei a forma de o time jogar. Alguns jogadores desacreditados voltaram a jogar em alto nível, como o caso do Petkovic. O Zé Roberto que estava lá na Alemanha sem conseguir jogar. O próprio Adriano chegou como uma incógnita e algumas pessoas falam: “Foi atípico, foi sorte. Ele foi campeão, mas ainda não é treinador”. Tem gente que faz dois três jogos e é treinador. Eu faço 25 jogos e sou campeão e não sou? Isso, com certeza, tem me prejudicado muito.

FALTA DE MERCADO

Eu achava que tinha mercado. Ainda mais dirigindo um time de massa como o Flamengo. Mas, na verdade, você encontra um mercado restrito, que está na mão de meia-dúzia de pessoas que manipulam o futebol. Que põe quem eles querem e infelizmente eu não faço parte desse grupo. Tem treinadores aí que nem chegam à final nem nada e têm os nomes citados. Mas tudo é uma coisa manipulada e a gente tem que conviver com essa situação.

PRECONCEITO


Eu prefiro não pensar dessa forma. Vou ter que pegar outro time para provar a minha capacidade e competência.






________________________________________

05.04.11 às 10h03

Flamengo pode perder meia da Sub-17 para o Manchester United

Rio - O meia Adryan, da Seleção Brasileira Sub-17, pode reforçar o Manchester United. Segundo o jornal Daily Mail e o site Talk Sport, ambos da Inglaterra, o jovem jogador do Flamengo deve ser convidado pelo clube vermelho para um período de treinamentos em Old Trafford nos próximos meses.

Também de acordo com o site inglês, o Real Madrid também tem interesse no jogador - que, segundo o Talk Sport, "tem impressionando no Sul-Americano Sub-17, atuando principalmente como meia-atacante".

O atleta foi um dos destaques do Flamengo no título da Copa São Paulo de 2011...


Nenhum comentário: