quinta-feira, 20 de junho de 2013

Um ótimo texto para ler e refletir: Os valores de uma Nação ...

Os valores de uma Nação



Calma, peraí, não é um blog sobre política. E, muito menos, um post sobre o momento político que o país atravessa.
É, sim, um alerta para uma Nação que cresceu e cresce um pouco a cada dia, e que deve ver e rever seus conceitos.
Eu não gosto muito de criticar os que idolatram jogadores como Renato, Íbson, e até mesmo aquele zagueiro que, sei lá quem imaginou essa alcunha, insiste em ser chamado por alguns de capitão eterno.



Enfim, o alerta serve para que a Nação Rubro-Negra reveja seus conceitos. Não devemos nem podemos idolatrar jogadores que "nos salvaram de rebaixamento", ou "que fizeram um gol que nos levou para a Sulameriquem". Não é esse o conceito que aprendi a ter.
Ídolos são os que nos trazem títulos. São os que nos levam ao topo do mundo. São os que entendem essa paixão da torcida e respeitam a forma de cada um torcer. E são os que, acima de tudo, não se colocam acima do clube.



Pra jogar no Flamengo, não é necessário somente ser craque. Ou ter muita raça. Sempre será preciso um pouco mais. Vide Ronaldo Angelim. Vide o Pet.  Vide Adriano, pra citar alguns mais recentes. Por que muitos não querem Adriano no time? Simples, pra não termos - uma pequena ou grande possibilidade - de reclamar dele. Por que muitos não querem o Zico na diretoria? Mesma coisa. Reclamar de ícones da torcida é algo que parte o coração.
Nossos valores devem ser revistos. Eu costumo dizer que estudar a história do clube é necessário para entendermos um pouco mais. Saber quem foi Almir Pernambuquinho, Merica, Rondinelli, Valido e tantos outros. Gente que respeitou o clube, a torcida. Gente que jogou com sangue na cara, com febre de 40º, e que não desistia só por discordar do bicho a ser pago e alegava contusão.


Reza a lenda - com testemunhas oculares - que num Flamengo x Guarani (aquele do Galvão narrando "Quem tem Zico tem tudo", o Leandro sentiu uma contusão e foi pra beira do campo. O médico e massagista estavam chegando, e quando iam pedir a substituição, o Zico chegou no lateral e disse algo como "Não é hora de sentir dor" (por favor, quem souber melhor da história, me corrija". Leandro se levantou e foi até o fim do jogo.


Isso é o valor que um jogador deve ter. Pra jogar no Flamengo, é isso que eu espero. E que, fundamentalmente, respeite o clube que os paga, seus patrocinadores e, de novo, de novo, a torcida e sua forma ímpar de torcer.
Rever nossos valores é importante. Saber quem é ídolo, e quem é ÍDOLO.

E nada mais digo.

_________________________________

E a propósito, mudando mais uma vez de assunto ...

Apesar de, conseguirmos a redução na data de ontem nos preços dos transportes públicos no Rio de Janeiro, as empresas de ônibus na data de hoje simplesmente ESTÃO IGNORANDO A NOVA RESOLUÇÃO !!!
Estão acontecendo diversos relatos de que s motoristas e trocadores foram ordenados a cobrar o preço "antigo" da passagem,e também a NÃO aceitação de idosos, estudantes e deficientes físicos com a gratuidade...
"Eles" querem que coloquemos na data de hoje 2.000.000 nas ruas...





A propósito, só uma pergunta:

Sou só eu ou mais alguém está achando que a imprensa (leia-se sistema Globo)  tenta "reduzir os protestos" para "apenas a redução dos 20 centavos" nas passagens dos transportes públicos???

Nenhum comentário: