segunda-feira, 11 de março de 2013

Especial: Os seis estadios mais emocionantes do Mundo ...

Dos seis estádios - e torcidas, em quatro delas eu concordo plenamente. Faltou a do Penarol (URU) e a do Panathinaikos (GRE) ... 

Os 6 estádios mais emocionantes do mundo

Foto destaque: wuestenigel/Flickr O futebol é uma caixinha de surpresas, onde o time favorito pode perder de outro mais fraco em uma partida onde tudo o favorecia. Porém uma coisa...
Foto destaque: wuestenigel/Flickr

O futebol é uma caixinha de surpresas, onde o time favorito pode perder de outro mais fraco em uma partida onde tudo o favorecia. Porém uma coisa que podemos concordar é que a torcida pode ganhar jogo e existem alguns estádios que foram feitos para isso.

No post de hoje, faremos um tour pelos estádios mais vibrantes do mundo.

1. Turk Telekom Arena

Time: Galatasaray
Cidade: Instambul, Turquia




Torcida do Galatasaray. Foto: superleague formula: thebeautifulrace/Flickr

O time do Galatasaray, na Turquia, é conhecido mundialmente por possuir uma das torcidas mais fanáticas do mundo. Eles não param de cantar um minuto, fazendo um barulho infernal. Por esse detalhe, o antigo estádio do time turco era chamado de Inferno, mesmo com uma capacidade pequena comparado aos estádios dos grandes clubes europeus.

Os cerca de 20 mil lugares do antigo Ali Sami Yen Stadi faziam tanto barulho que alguns jogadores não acreditavam que apenas 23 mil torcedores eram responsáveis por tamanho som. O novo estádio do Galatasaray, o Turk Telekom Arena, possui 52. 652 cadeiras e sua torcida, conhecida como Leões, continua fazendo muito barulho.





Depois de realizar uma medição no estádio o Guinness Book concluiu que o “rugido” dos torcedores alcança incríveis 131.76 decibéis, equivalente a uma arma de fogo, o que transforma o Turk Telecom Arena no estádio mais barulhento do mundo. A melhor chance de ver esse estádio fazendo o maior barulho possível é no clássico contra o Fenerbahçe, seu maior rival.





Detalhe: Nível de volume dentro do estádio: 141 decibéis



2. Signal Iduna Park / Westfalenstadion

Time: Borussia Dortmund
Cidade: Dortmund, Alemanha

Torcedores do Borussia Dortmund. Foto: svenster/Flickr

O Westfalenstadion é a casa do Borussia Dortmund. Ele já foi eleito pela revista Times como o estádio com a melhor atmosfera para a prática do futebol. Os jogos internacionais limitam sua capacidade para 65 mil torcedores, mas é nos jogos pelo campeonato nacional, com um regulamento mais flexível em relação a assentos que sua capacidade é elevada pra mais de 80 mil lugares, criando assim a atmosfera tão especial que a Times presenciou.





De nada adianta possuir um estádio para um grande público se os seus torcedores não vão ao estádio, ao contrário disso, os fãs do Borussia Dortmund são um dos mais apaixonados do mundo. Na temporada 2011-2012 os torcedores do time alemão bateram o recorde de presença, com cerca de 1.37 milhões de espectadores durante todo ano. É por essa paixão de seus torcedores que assistir uma partida no Signal Iduna Group se torna um momento único.




Detalhe: Esta parte da Arquibancada na foto contém "apenas" 25 mil pessoas em pé. Média de público 99,78 % da lotação do estádio.

3. Stadio San Paolo

Time: Napoli
Cidade: Nápoles, Itália

Festa da torcida do Napoli. Foto: MJwho/Flickr


A Itália é conhecida por ser uma das super potências no futebol e não poderia faltar seu representante, o Stadio San Paolo, em Nápoles. Ele é um daqueles estádios onde podemos ver o que significa o amor pelo esporte. Os torcedores demonstram seu amor pelo seu time do coração o Napoli de uma maneira tão intensa que a palavra torcer possui um sentindo totalmente diferente nas arquibancadas do San Paolo.

O estádio possui atualmente cerca de 60 mil lugares, porém sua capacidade já foi superior a 80 mil lugares. Um dos fatos que demonstra a paixão dos torcedores no San Paolo foi quando o time de Nápoles caiu para a 3ª divisão italiana e a sua torcida não o abandonou. O Napoli terminou com uma das maiores médias de torcedores da Itália com mais de 50 mil torcedores prestigiando os jogos do time, batendo o recorde da terceira divisão. É por esse motivo, de seguir o seu time do coração onde ele estiver, que assistir um jogo no Stadio San Paolo é uma coisa tão especial.


 

4. Estádio de Mestalla

Time: Valência
Cidade: Valência, Espanha


Mosaico da torcida do Valência. Foto: unoodostoques/Flickr

O Campeonato Espanhol é considerado um dos campeonatos com mais alto nível de futebol disputado, alguns dos melhores times do mundo estão ali, como Real Madrid e Barcelona, que são favoritos em qualquer partida que eles jogarem.

Existe um estádio na Espanha onde o favoritismo é apenas para o time da casa, o Estádio Mestalla. São 56 mil torcedores apaixonados pelo Valência que incentivam ininterruptamente o time durante os 90 minutos.

Um novo Mestalla está sendo construído para substituir o atual e a expectativa é imensa para sua inauguração, o novo estádio terá capacidade para mais de 70 mil torcedores e, com certeza, será praticamente impossível ganhar do time da casa com a atmosfera do Mestalla a favor deles!



5. Estádio Azteca

Time: América do México
Cidade: Cidade do México, México

Majestoso Estádio Azteca. Foto: Mike Barajas/GnuOwned/Flickr

Um dos maiores centros urbanos do mundo com cerca de 20 milhões de habitantes, a Cidade do México não poderia ter um estádio que melhor a representasse do que o majestoso Estádio Azteca.
O Azteca é considerado um dos maiores estádios do mundo, são mais de 100 mil lugares que transformam esse estádio em um verdadeiro gigante do futebol. Além de seu tamanho o Azteca impressiona pela sua história, sendo o único estádio a sediar duas Copas do Mundo.

Assistir uma partida da seleção mexicana no estádio é realmente impressionante, os torcedores são completamente apaixonados pela seleção e disputar uma partida contra eles e mais 100 mil torcedores se torna uma tarefa praticamente impossível até para seleções como Brasil e Argentina.

6. La Bombonera

Time: Boca Juniors
Cidade: Buenos Aires, Argentina


La Bombonera. Foto: alvez/Flickr

La Bombonera é um dos estádios mais conhecidos do mundo, lar do Boca Juniors, o estádio é o terror dos times que precisam disputar uma partida contra o Boca. Antes mesmo de se chegar ao estádio podemos sentir a atmosfera do campo no bairro onde o estádio está localizado.

No bairro La Boca, que dá o nome ao time, podemos ver o fanatismo que os torcedores tem pelo futebol e o amor que eles têm ao time do coração. As cores azul e amarela estão por todo o canto e em dia de jogo o estádio se torna um verdadeiro caldeirão, são quase 50 mil expectadores que demonstram seu amor pelo clube cantando incessantemente e ajudando o Boca a praticamente conquistar todos os pontos disputados em casa.

O melhor dia para se assistir uma partida na Bombonera com certeza é no superclássico contra o River. Essa rivalidade começou a mais de 100 anos, por volta de 1908. Os dois times foram fundados no mesmo bairro, La Boca, porém o River Plate se mudou para um bairro onde morava a elite da sociedade argentina o que tornou o clássico uma disputa entre classes sociais. Durante os anos, a rivalidade só aumentou e, hoje em dia, esse superclássico é considerado um dos maiores eventos do futebol, todas as partidas parecem ser uma final de campeonato o que torna assistir esse jogo em um momento único.






Em resumo:

Torcedor de verdade, incentiva o time. Torcedor de verdade vai ao jogo independentemente da situação so time. Torcedor de verdade não lesa o clube que ama. Torcedor de verdade ajuda o clube a virar uma potência esportiva ...

 Frase de um torcedor do Racing (ARG) que, mesmo perdendo de 4 x 0 em casa para o cruzeiro, e que foi questionado por um repórter brasileiro do porque eles estavam felizes e cantando no jogo...

Resposta:

Só pelo simples fato de estar vivo e assistindo o Racing jogar,  já era um motivo de orgulho... 





Nenhum comentário: