quarta-feira, 20 de março de 2013

Atenção Nação para o jogão de hoje !!!


Convocação para a a Nação Nordestina comparecer ao Estádio hoje !!!

Em Teresina, Zico volta a estádio que quase marcou seu adeus ao futebol


Ídolo do Flamengo, Zico estará em Teresina na quinta-feira, quando encara a Seleção Rivengo no Albertão para comemorar seu aniversário de 60 anos

Por João Henrique Bezerra Teresina


Como diz trecho da música ‘Camisa 10 da Gávea’, do rubro-negro Jorge Ben Jor: “O galinho de Quintino chegou ô ô ô”. Artur Antunes Coimbra, o eterno Zico, vem a Teresina participar de uma partida amistosa contra um combinado de River-PI e Flamengo-PI, em comemoração ao seu aniversário de 60 anos. 


 HOJE


 20:30 h

Estádio Albertão, na zona sul da capital piauiense






Esta, no entanto, não é a primeira vez que o galinho vem ao Piauí. Pelo contrário. Zico esteve quase uma dezena de vezes no estado. Em três delas, ele atuou pelo Flamengo em partidas oficiais. O retrospecto do craque em campos piauienses é favorável: duas vitórias (3 a 2 contra o Flamengo-PI, em 1976; e 3 a 1 contra o Tiradentes, em 1983) e uma derrota.

O tropeço em Teresina, no entanto, ainda vive na lembrança do maior ídolo do Flamengo. No jogo do dia 29 de outubro de 1975, Zico saiu machucado, com um corte na altura da coxa. Então com 20 anos, o futuro camisa 10 da Seleção Brasileira ficou fora do futebol por quase dois meses por causa do lance. O autor da falta lembra, ainda hoje, detalhadamente o que ocorreu e alega que não fez por maldade.
- Eu tinha apenas 17 anos de idade, estava no segundo ano de minha carreira e divide a bola com o Zico de forma normal. O problema é que a bola quicou alto e, quando eu levantei a perna para tirá-la do Zico, que estava avançando pela direita, atingiu bem em cima da sua coxa, provocando um corte – explica o Antônio Carlos, mais conhecido como Bitonho.



Ex-lateral esquerdo do Tiradentes, River-PI, Flamengo-PI, Moto Clube, ASA-SE e Botafogo-PB, Bitonho lembra que, logo após o choque, a coxa de Zico sangrou muito. O galinho não teve mais condições de retornar ao jogo. Júnior e Adílio foram para cima do piauiense que simplesmente pediu desculpa ao jogador pelo lance.

- Na mesma hora, eu pensei: ‘minha nossa machuquei logo o homem’. Mas não tinha mais o que fazer a não ser pedir desculpa. Não fiz por maldade, foi um lance do jogo. Até porque, além do Tiradentes-PI, sou torcedor do rubro-negro carioca – destaca.


Especial Zico 60 anos - 1981 (Foto: Agência O Globo) 
Zico em 1981. Seis anos antes, sua carreira poderia ter sido interrompida por conta de um lance na partida entre Flamengo e Tiradentes-PI pelo Campeonato Brasileiro de 1975 (Foto: Agência O Globo)
Até o momento da contusão, que aconteceu ainda no primeiro tempo, o Flamengo vencia o Tiradentes-PI por 1 a 0. Mas, com a saída de Zico, o time piauiense reagiu, com dois gols de Leal, e virou o placar vencendo no final por 3 a 2. A festa no Albertão foi imensa, pois um time do estado havia derrotado o todo poderoso rubro negro carioca. A partida era válida pela segunda fase do Campeonato Brasileiro da primeira divisão de 1975.




- Mesmo assim, eu só pensava no jogo de volta. Tudo porque achava que eles não iriam esquecer o lance e tentar revidar, não sei. Porém, nada disso aconteceu. Os jogadores do Flamengo foram profissionais e deram a resposta dentro de campo nos vencendo por 4 a 1 – comenta Bitonho.

Desde o episódio até hoje, Bitonho não teve a oportunidade de ficar frente a frente com o galinho de Quintino. Ele ainda foi ao estádio Albertão em 2011, quando Zico esteve em Teresina pela última vez, para partida amistosa com seus amigos, mas não teve como falar com o ex-camisa 10 da Gávea. E, nesta nova oportunidade, ele novamente não poderá ir ao estádio.




- Vou viajar no dia do jogo, mas queria muito ir e tentar falar com o Zico. Não para lembra do ocorrido, mas para falar mesmo como fã e seu admirador. Até porque tudo isso já passou, a carreira dele continuou depois do lance. Ele é um dos melhores jogadores de todos os tempos – finaliza.






E CONTINUA A FESTA ...


Nenhum comentário: