quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Xiiiiii... Se eles levarem isso adiante, vai faltar vaga em presídio no Rio de Janeiro...



Nova diretoria deve iniciar auditoria no Flamengo logo após a posse

Wallim Vasconcellos confirma que clube está quase fechado com empresa, mas descarta caça às bruxas: 'Precisamos saber como recebemos o clube'

Por Janir Jr., Richard Souza e Vicente Seda Rio de Janeiro

Wallim Vasconcellos, vice de futebol do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) 
Wallim Vasconcellos é o novo vice de futebol do
Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)


A diretoria eleita do Flamengo, liderada por Eduardo Bandeira de Mello, iniciará, tão logo tome posse no clube, em janeiro, uma minuciosa auditoria nas finanças rubro-negras. A intenção é saber a real situação em que o clube se encontra para que se possa fazer um planejamento preciso de reestruturação. Por ora, a diretoria evita falar muito sobre o tema, com receio de que a auditoria possa ser interpretada como caça às bruxas pela atual gestão e, dessa forma, dificultar a transição. No entanto, o novo vice de futebol Wallim Vasconcellos, que chegou a ser candidato à presidência pela Chapa Azul mas foi impugnado, confirmou ao GLOBOESPORTE.COM que o Flamengo está próximo de fechar com uma empresa para conduzir o estudo.

O plano da nova diretoria é enxugar as despesas, podendo haver cortes no quadro de funcionários por questões financeiras ou substituição de pessoal, e canalizar o investimento em um primeiro momento para o futebol. De acordo com Wallim, é necessário saber a situação em que a nova diretoria receberá o clube.

- Essa questão de caça às bruxas não existe. A gente tem de fazer uma auditoria, está praticamente fechada, vamos contratar uma grande empresa e anunciar em breve. Precisamos saber efetivamente como recebemos o clube. Isso é importante para o torcedor e para a gente também, para não ser acusado depois de aumentar dívida. A partir daí, tem é de trabalhar. Se alguém fez alguma coisa errada contra o clube, tem de ser responsabilizado nas instâncias devidas do Flamengo. Mas de maneira nenhuma caça às bruxas. Queremos uma auditoria eficaz para saber em que situação se encontra o clube. Se os procedimentos foram seguidos, bola para frente. Se não foram, isso caberá às comissões do clube analisar. A gente não tem de olhar para trás, mas para frente. O para trás vai aparecer na medida em que tivermos os resultados da auditoria - explicou Wallim.

Se você tiver criatividade para gerar recursos, e nós sabemos gerar esses recursos, o clube é totalmente viável. Já participamos de operações muito complexas, então não é um desafio que nos assuste. Se nos assustasse, não estaríamos aqui. Se entramos é porque temos certeza que vamos conseguir resolver"
Wallim Vasconcellos, novo vice de futebol.
Com os adiantamentos e luvas do contrato de transmissão de jogos feitos por Patrícia Amorim, o Flamengo já comprometeu mais de 90% dos seus recursos dessa natureza, restando cerca de R$ 8 milhões dessa verba para 2013. As contas de 2011 ainda não foram votadas no Conselho Fiscal (Leia -se "Capitão" Leo, aliada da "dona Paty"), que tem de emitir um parecer, e no Conselho Deliberativo (Leia-se Sr Sylvio Capanema, outro aliado da "futura ex dona do parquinho"...). No exercício de 2010, as contas foram aprovadas com ressalvas. Os números de 2012 ainda estão em aberto, mas houve problemas no primeiro semestre, quando a diretoria não emitiu nenhum dos balancetes trimestrais e teve de ser feito, por ordem do Conselho Fiscal, um balanço semestral extraordinário para que os conselheiros pudessem verificar as contas. Ex-diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o novo vice de futebol do Flamengo afirmou com veemência que, apesar dos problemas, o clube tem solução.

- Eu participei de várias operações no BNDES com empresas em situações muito complicadas. Mas colocando uma boa gestão e dinheiro, todas elas sobreviveram. Obviamente você tem de ter um bom produto, mas o Flamengo é um bom produto, tem uma excelente marca, espetacular. Se você tiver criatividade para gerar recursos, e nós sabemos gerar esses recursos, o clube é totalmente viável. Já participamos de operações muito complexas, então não é um desafio que nos assuste. Se nos assustasse, não estaríamos aqui. Se entramos é porque temos certeza que vamos conseguir resolver - concluiu Wallim.




Em resumo:

Se fizerem auditoria somente sobre a atual gestão, vai encher uma delegacia. Se fizerem de pelo menos 05 gestões passadas, "encherão um maracananzinho". Agora se eles forem mesmo a fundo para saber como o clube de maior torcida do Brasil não possui sequer um estádio próprio mas, possui uma "módica dívida" de 400 MILHÕEES DE REAIS,  o Estádio do Maracanã ( com o formato de lotação da inuguração em 1950 que girava em torno de 180 mil pessoas) "ficará pequeno... 

E inclusive, alguns "aliados " da futura gestão encabeçariam a lista...


_________________________________________


Dia 13 de dezembro de 1981

Considerado o maior time da história do Flamengo, que foi formado em grande parte por jogadores revelados nas divisões de base do Clube, comandado por Zico, este plantel venceu o Campeonato Mundial Interclubes, em 1981, e também a Taça Libertadores da América e o Campeonato Carioca daquele ano. Foi também base para as conquistas do Campeonato Brasileiro, em 1982, 1983, 1987 e de diversos outros troféus. 

Comandado primeiramente pelo treinador Cláudio Coutinho, o time de 1981 do Flamengo parecia jogar por mágica. Mesmo com uma maratona de jogos, atuava sempre com muita disposição, e sempre querendo vecer. Conquistou três títulos em apenas 12 dias, e o mais importante deles, o Mundial Interclubes, veio no dia 13 de dezembro daquele ano, em partida disputada contra o campeão europeu, o Liverpool, em Tóquio, no Japão. 

Diante de 62 mil pessoas, o Rubro-Negro deu um baile nos favoritos ingleses, e com show de Zico, fez 3x0 ainda no primeiro tempo. Os memoráveis gols foram marcados por Nunes, aos 13', Adílio aos 34', e novamente pelo artilheiro das decisões, Nunes, aos 41'. No segundo tempo, bastou administrar o resultado e comemorar a conquista. 

Eleito o melhor jogador em campo, Zico foi premiado com um carro da Toyota, patrocinadora do torneio. O maior time da história conquistou o maior título da história do Clube, coroando um ano inesquecível, e chegando ao auge de uma geração que viria a conquistar muitos títulos ainda.

O Elenco

Goleiro: Raul
Lateral-Direito: Leandro Zagueiro: Marinho Zagueiro:Mozer Lateral-Esquerdo: Júnior
Volante: Adílio Volante: Andrade Meia: Zico
Ponta de Lança: Tita Ponta de Lança: Lico Centroavante: Nunes
Técnico: Paulo César Carpeggiani Reservas: Cantarelli, Figueiredo, Peu, Anselmo, Nei Dias e Baroninho. 





Nenhum comentário: