quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mais mudanças à vista na Gávea !!!

Bap se apresenta ao grupo e explica nova filosofia para marca Flamengo


Vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista conversa com atletas sobre a relação com novos patrocinadores e fornecedora de material esportivo

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

presidente do flamengo eduardo bandeira de mello e luiz eduardo baptista, vice de marketing (Foto: Janir Junior) 
Bap e Bandeira de Mello durante coletiva do
patrocínio da Peugeot (Foto: Janir Júnior)
Na manhã desta terça-feira, o vice-presidente de marketing Luiz Eduardo Baptista, o Bap, esteve no Ninho do Urubu, teve o primeiro contato com os jogadores e apresentou as novas diretrizes do clube sob a gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello. Bap conversou com o grupo sobre a importância dos atletas para a marca Flamengo, ações de marketing que estão em curso e a importância da participação efetiva do grupo no trabalho do departamento.

Na conversa, Bap destacou a importância da relação com os patrocinadores – a Peugeot assinou contrato de três anos, já estampa a sua marca na frente da camisa e, a partir de maio, passará às costas do uniforme.
A relação com a Adidas também esteve em pauta. A nova fornecedora de material esportivo passará a vestir o time a partir de maio. Os uniformes número 1, 2 e 3 já foram aprovados no Conselho Deliberativo.

No contrato de dez anos firmado com o Rubro-Negro, a nova fornecedora abre exceção para que atletas com contrato firmado com suas concorrentes possam usar chuteiras de outra marca, mas essa permissão se limita às chuteiras. Os demais calçados fora do gramado terão de ser Adidas.

A regra também vale para dirigentes. Nem o presidente Eduardo Bandeira de Mello estará livre do compromisso de não aparecer em trajes de concorrentes. O item seis da cláusula oito do contrato diz que "membros do clube, incluindo o presidente, os diretores do clube, os gerentes jurídicos, de marketing, de futebol e a comissão técnica não usarão ou vestirão quaisquer produtos de um concorrente quando estiverem no exercício das suas funções oficiais". A multa para esse tipo de infração é de R$ 25 mil, mas não leva à rescisão contratual.



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Criação de empresa: a cartada do Flamengo 

Clube planeja companhia privada e fundo de investimento para comprar jogadores 

Outra aposta é o programa de Sócio-Torcedor

Carlos Eduardo Mansur 
Jogadores do Flamengo descansam durante treino no Ninho do Urubu Foto: Cezar Loureiro / O Globo
Jogadores do Flamengo descansam durante treino no Ninho do Urubu Cezar Loureiro / O Globo
RIO - Em qualquer conversa, os dirigentes do Flamengo mostram uma certeza: a partir do segundo semestre, o poder de fogo do clube para reforçar o time será maior. E a estratégia tem três pilares. Primeiro, o lançamento de um novo programa de Sócio-Torcedor. Logo adiante, virão outros dois passos decisivos, com um olhar diretamente voltado para o mercado. Um deles, a criação de uma empresa, que terá gestão independente do clube e investidores como cotistas, com o objetivo de comprar direitos econômicos de jogadores no mercado. Mais à frente, após cumprir trâmites legais, o plano é criar um fundo de investimento, em moldes parecidos com o anunciado recentemente pelo Santos.

A formatação do modelo da companhia que o Flamengo pretende lançar está a cargo de Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central e vice-presidente de Negociação da Dívida, cargo criado pela nova diretoria. A empresa terá um gestor independente, não pertencerá ao Flamengo e buscará investidores no mercado. Estes serão os cotistas e os ativos serão os direitos de jogadores adquiridos. Ou seja, os direitos de jogadores que já pertencem ao Flamengo não serão incorporados ao patrimônio da nova companhia. O clube afirma já ter “uma fila de interessados” em investir na nova empresa, assim que ela for criada. Os potenciais alvos buscados pelo clube para a injeção de capital no projeto não são somente os tradicionais agentes de futebol, mas empresas de outras áreas.

Clube capitalizado em 2013

Ao Flamengo, mais especificamente à área técnica do futebol, caberia a indicação de nomes de jogadores que interessam ou, ainda, a detecção de atletas com potencial de valorização. A questão, no momento, é a criação de regras de governança da empresa, determinando em que momentos e em que condições o jogador pode ser vendido. O desafio é equilibrar o interesse dos investidores, que precisam realizar lucro, e o do clube, de modo que o time não fique prejudicado com uma venda. O Botafogo, que tem uma empresa para gestão de direitos ligados ao futebol, é citado como exemplo na Gávea.
O projeto final é lançar um fundo de investimento para a contratação de jogadores. No entanto, a constituição do fundo exige um tempo maior para atender questões legais, como registro e aprovação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Seria preciso, ainda, encontrar uma empresa do mercado financeiro para a gestão do fundo e um banco para administrá-lo. A diretoria aposta que o novo modelo, desvinculado da gestão do clube, teria a credibilidade necessária para atrair investidores. A ideia é que os dois projetos - da fundação da empresa e a criação do Fundo - já rendam dividendos ao clube até o fim de 2013.
A ação mais imediata para ampliar a capacidade do clube de investir em jogadores é a reestruturação do programa de Sócio-Torcedor. Na nova etapa, a ideia é criar benefícios que incluam descontos na venda de ingressos e um plano de fidelização. Até agora, em 2013, o Flamengo só contratou jogadores sem custo. Gabriel e Wallace, cujos direitos pertencem a investidores, fizeram contratos longos com o Flamengo. Por empréstimo gratuito vieram Carlos Eduardo, Elias e João Paulo. Em todos os casos o clube tem a opção de compra e, para fazê-lo, precisará estar capitalizado até o fim do ano.

Nesta terça-feira, o vice de marketing do clube, Luiz Eduardo Baptista, conversou com os jogadores e explicou os compromissos que devem ter com os novos patrocinadores do clube.


Repetindo: O nosso "principal  campeonato" de 2013 será a da estruturação interna, para que o Flamengo nos próximos anos volte a disputar (e conquistar) com seriedade e competência todos os campeonatos possíveis...

... mas se vier neste ano um "carioquinha" por exemplo, será muito bemvindo... rs

HSRN

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