segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Luto no Basquete brasileiro: Faleceu Ary Vidal ...





Ary Ventura Vidal 

Ary Vidal

 



 28/12/1935   -   28/01/2013
Rio de Janeiro/RJ

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 28 de dezembro de 1935, Ary Ventura Vidal dedicou grande parte de sua vida ao basquetebol. Antes de tornar-se treinador, Vidal tinha o Flamengo como a sua segunda casa. Muitas das vezes chegava ao clube de manhã e só ia embora à noite. Pode-se dizer que naquela época Ary "respirava" Flamengo dia e noite. Sua carreira como treinador teve como mentor o saudoso Togo Renan Soares, popularmente conhecido como Kanela (vitorioso treinador da seleção brasileira e do Flamengo, onde permaneceu de 1948 a 1970). Ary Vidal, que no início de sua trajetória como técnico era assistente de Kanela, destaca a importância do seu grande mestre, como ele mesmo gosta de dizer. "Aprendi muita coisa com o ele. Kanela foi importantíssimo para mim. Inclusive, considero disparado como o melhor técnico da história do basquete nacional".



Após ser assistente técnico de Kanela, Vidal resolveu trilhar sozinho a sua própria carreira, comandando ao longo de sua vida 13 clubes (Tijuca TC/RJ, Flamengo/RJ, Fluminense/RJ, Vasco da Gama/RJ, Clube do Remo/PA, Minas TC/MG, Al Ahli/Arábia Saudita, Angra dos Reis/RJ, EC Sírio/SP, Juver/Espanha, Corinthians/RS, Uberlândia/MG e Sport Club Recife/PE). Apesar de sua extensa experiência em clubes, Ary Vidal ganhou notoriedade comandando a Seleção Brasileira. Pela feminina, Vidal dirigiu a equipe em 11 jogos, com oito vitórias e três derrotas. Já pela seleção masculina, foram 129 partidas disputadas, com 92 vitórias e 29 derrotas. Só para citar um dos marcos de seu currículo, Ary era o técnico do Brasil no Campeonato Mundial de 1978, ano em que o país chegou pela última vez a um pódio da referida competição, conquistando a medalha de bronze. Curiosamente, Ary também esteve presente na última vez em que a seleção masculina disputou os Jogos Olímpicos (Atlanta, 1996). Não se pode citar Ary Vidal sem mencionar o ano de 1987. A conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (EUA), vencendo os poderosos norte-americanos foi, para Vidal, a partida de sua vida.



"Aquele título Pan-Americano foi muito especial. Tão especial que para mim foi o momento mais marcante da minha carreira como técnico". A história de Ary Vidal se confunde com a do Flamengo. Mesmo tendo trabalhado poucos anos efetivamente como técnico da equipe principal rubro-negra, dois personagens que fazem parte da lista dos maiores nomes da história do clube fizeram parte e foram determinantes para as suas conquistas dentro da quadra: Kanela e Oscar. Retornando ao ‘mundo do basquete’ depois de ficar alguns anos afastados por problemas de saúde, Ary Vidal assumiu em 2009 a diretoria de basquete do Flamengo. Vitorioso como sempre foi, Vidal já deixou a sua marca com menos de quatro meses no clube, com o título da Liga Sul-americana e da primeira ediçao do Novo Basquete Brasil. Ary Vidal publicou o livro "Basquetebol para vencedores", em 1991, pela Rígel Editora. Nesta obra, além de técnicas, táticas e teorias sobre a modalidade, a obra também aborda importantes lições de cidadania através do esporte (por Thiago Bosco).

E o Mundo perde um excelente treinador ...




_____________________________________


E, a propósito, mudando um pouco de assunto...

Como o Vagner Love custou ao Flamengo em 2012 "módicos" DEZ milhões de euros  e o "desconhecido" atacante Drogba acaba de ser vendido para o Galatasaray da Turquia por  SETE milhões de euros ???


Com a palavra, os "engenheiros financeiros a custo zero" da gestão da "dona Paty Amorim"...

Isso sem contar a "bomba atômica" que está pra explodir que é, a divulgação da atual diretoria do clube sobre o custo e de como eram pagos os atletas da natação do Flamengo (principalmente o Sr. Cesar Cielo) ...


Nenhum comentário: