quinta-feira, 7 de junho de 2012

E continuando a relatar os outros problemas que acontecem dentro do Flamengo...

Petkovic: Patricia Amorim me decepcionou...
 
Marluci Martins

A rotina de treinos foi substituída por horas e horas de reuniões. O que rendeu a Petkovic quatro quilos a mais. Mas seu primeiro gol como empresário está para sair: em novembro, Pet trará ao Rio o seu conterrâneo, o tenista sérvio Novak Djokovic, número um do mundo.

Você vai jogar tênis com o Djokovic?

Só se for com os pés (risos). Mas faremos um jogo de futebol com ex-jogadores e artistas. Para ele vencer, vou deixá-lo jogar no ataque do meu time. Vou fazer as assistências (risos). A vinda do Djokovic é o primeiro grande evento da Petkovic10, minha empresa.

Qual será a programação?

Ele estará no Rio de 15 a 19 de novembro. No dia 16, haverá uma clínica, provavelmente na Rocinha, numa quadra que a prefeitura vai construir. No dia 17, ele fará um jogo de exibição no Maracanãzinho contra aquele rapaz que joga pouco (risos), o Guga. Ele quer encerrar, no dia 18, jogando futebol. Queremos fazer a preliminar de Flamengo x Palmeiras, no Engenhão.





Desistiu do plano de se tornar dirigente ou treinador?

Fiz um curso na Federação Espanhola, em Madri, para ser diretor executivo. Ainda tenho dúvidas em relação ao futuro, mas vou trabalhar no futebol. Foram 23 anos como jogador. O futebol tem que ser mais profissional. Estamos num nível de receita comparável ao europeu. Os clubes já conseguem pagar salários altos.

Conseguem? Os salários vivem atrasados...

Se não pagam em dia, pagam depois. Sai mais caro.

O Flamengo prometeu a você um amistoso de despedida contra o Estrela Vermelha. E, também, a missão de ser embaixador do clube. Já desistiu dessas promessas?

O amistoso não foi cumprido. E, sobre a função, tivemos reuniões, mas o negócio não andava. Percebi isso e fui cuidar das minhas coisas. Sinceramente, nunca mais forcei a barra.

O Flamengo ainda tem uma dívida alta com você. Está recebendo?

Esse acordo judicial foi a melhor coisa que o Flamengo poderia ter feito. Conseguiram me convencer a abrir mão dos meus direitos econômicos, jogaram a dívida para a frente e dei sorte porque fomos campeões (em 2009). Sou grato e acho que a Nação também. O Flamengo paga, deixa de pagar, paga... Se não paga direito, custa mais caro. Já fiz muito pelo Flamengo, abrindo mão de multas.

Arrepende-se?

Não. Fomos campeões brasileiros! Foi o contrato mais baixo da minha carreira. Não me pagavam quase nada, mas faltava um camisa 10 naquele time. Meu irmão me perguntava por que aceitei voltar: "Estão te humilhando. Não pagam nada", dizia. Mas eu queria vestir aquela camisa de novo. Queria ser um dos melhores do Campeonato. Deus olhou meu esforço e me premiou com o título.




Bruno, Adriano... Não era um time indisciplinado?

Adriano estava muito bem. Estava mais centrado. Caso contrário, não teríamos chegado onde chegamos. Bruno? Infelizmente, aconteceu aquilo em 2010...

Dava conselhos a Adriano?

Quando ele era garoto, sim. Mas, depois de adulto, consagrado, não. Só daria se ele me pedisse, mas não foi o caso.

Tem relação com algum dirigente do Flamengo?

Sabe como é... Ficaram gravados no celular aqueles contatos que você não usa nunca. Mas vou a todos os jogos do Flamengo e do Fluminense, no Engenhão. Não vou aos do Vasco porque são em São Januário. Fui assistir a Flamengo 3 x 3 Internacional e fiquei muito p... Vi também Flu x Boca e fiquei sentido, paralisado. Ou você acha que torci para o Boca?

Você é Flamengo?

Sou Estrela Vermelha, mas gosto dos times em que joguei. Acompanho tudo. Dá para notar que há problemas no Flamengo. Dizem que Joel está isolado, que falta comando... O Flamengo não fez absolutamente nada esse ano. Mas não falta qualidade. Há peças boas e experientes. Fico triste por ver o Flamengo nessa situação. E, agora, a saída do Ronaldo...

Você também acionou o clube na Justiça. O que acha da atitude dele?

Se o Ronaldo foi para a Justiça é porque o Flamengo não estava cumprindo alguma parte do contrato. E, se chega a esse extremo, o jogador pode buscar seus direitos. Ele estava tentando cumprir sua parte. Se estava jogando bem ou não, é outra coisa. É assunto do treinador. É uma pena, por se tratar de um craque e ter sido o maior investimento do clube. Em 2001, entrei na Justiça. Será que o clube não pode pagar ou não quer?




Acredita que o Flamengo podia pagar R$ 1,25 milhão ao Ronaldinho?

Veja bem: estava na Europa, em janeiro, e li que os salários estavam atrasados no Flamengo. Logo após, o clube trouxe o Vagner Love. Como é que está devendo e traz um jogador por R$ 17 milhões (na verdade, R$ 22 milhões)? Isso cabe à administração. O Flamengo tem uma receita anual de quase R$ 200 milhões. Então, teoricamente, pode pagar. Por que deve tanto, eu não sei. Em relação à dívida comigo, já te falei: pagam, param, pagam, param... É lógico que vai sair o dinheiro, antes ou depois. Do jeito que a administração do Flamengo quiser. O Flamengo é uma instituição que está acima de qualquer um. Pessoas vêm e passam. O que fica é a história e a torcida.

A presidente Patricia Amorim te decepcionou?

Em alguns aspectos, sim.

Em quais aspectos?

Não importa. Da Patricia, em si, eu gosto. Foi ídola do Flamengo. Mas como presidente do Flamengo, aí sim, ela me decepcionou. Ela é batalhadora, tem filhos, foi desportista... Mas, como presidente, decepcionou. Mas não importa se ela decepcionou o Pet. O importante é que faça o melhor possível no cargo que está exercendo. Como fez maravilhosamente bem quando foi atleta e defendeu o clube de forma excepcional. Talvez melhor do que eu. Futebol é uma coisa, natação é outra, mas ela ganhou medalhas. Infelizmente, no cargo de presidente, ela não conseguiu ter sucesso. Ao menos até agora.

Prefere não apontar o erro?

Não é preciso. Não aponto o dedo para ninguém. Tomara até que eu esteja enganado e que isso seja somente uma impressão, que é o que conta menos. Na minha carreira, o clube em que estava trabalhando era minha segunda casa. Como na minha casa está tudo em ordem, quero tudo em ordem na segunda casa. Fui marrento e chato porque queria ordem, responsabilidade, dedicação e critério. Havia hierarquia, eu era jogador e tinha que me calar. Engoli muitas coisas. Quando podia e tinha moral, aí eu peitava. Mas, em alguns momentos, tinha que recuar porque sabia qual era o meu lugar. O Pet, aquele chato, questionador, às vezes aparecia.

Ficou decepcionado pelas promessas não cumpridas?

Já fiz história no Flamengo. Isso ninguém vai tirar de mim. Ninguém vai apagar. Agora, se alguém me prometeu alguma coisa e não cumpriu, não importa. O importante é que não erre com o clube. O que importa é que, se um dia eu estiver numa função dentro de um clube, eu não faça coisas que deixem marca negativa.

É esse o dirigente que você quer ser?

Um presidente tem que pensar três vezes antes de falar, pois suas palavras pesam muito. Um dirigente, a maior inteligência do clube, tem que estar preparado para o cargo. Foi por isso que fiquei chateado com o Marcos Braz. Ele, como vice de futebol, não podia ser tão despreparado. Dava declarações absurdas. Um vice presidente não pode dizer, por exemplo, que seu jogador é alcoólatra. Um dia, liguei para o clube e falei que, com ele, não dava mais. Graças a Deus, por onde passei não deixei ferida. É assim que me sinto realizado.





Se perguntarem para "ela", aposto com qualquer um que falará que "não sabia de nada" e que "O Flamengo é maior...".

Nenhum comentário: