sexta-feira, 5 de março de 2010

Porque nós somos uma Nação ?

Depoimento de um Rubro Negro de 32 anos...
FONTE: http://esquizofreneticoblues.blogspot.com/
PORQUE SER FLAMENGO (E NÃO OS OUTROS) ?

Atualmente é possível notar um sensível crescimento na paixão dos cariocas pelo futebol, principalmente entre as mulheres. E agora, às vésperas de um possível título rubro-negro, observo que as pessoas têm perdido bastante tempo discutindo tal assunto.

Eu não sou daqueles fanáticos que se deliciam quando o rival perde. Com toda sinceridade. Ano passado torci para o Bacalhau não cair (porque o Dinamite não merecia), este ano torci para que ele voltasse, e continuo torcendo para que a estrela solitária e o tricolor das laranjeiras não caiam (fiquei muito frustrado com a perda da Sulamericana ).

Agora não posso deixar de demonstrar meus motivos para ser Flamenguista. Se você é Rubro Negro, delicie-se; se não é, ou vá para outro site, ou prepare-se para ler FATOS que não serão de seu agrado. E, como já é bem conhecido, contra fatos não há argumentos. Só chamando a atenção para o fato de eu ter retirado as informações dos sites oficiais dos próprios clubes.

Eu tenho 32 anos de idade, e esses dias decidi fazer uma comparação entre os quatro grandes times do Rio, para ver se eu teria, caso desejasse, motivos para mudar de time. E veja a que conclusão cheguei:

De 78 para cá (já que eu nasci em 30/11/1977), o Flamengo não comemorou pelo menos 1 título em apenas 5 anos. O Bacalhau passou o ano em branco 15 vezes, o Tricolor 20 e a Estrela solitária, 23.

Foram 14 taças Guanabara do Fla contra 15 dos demais somados, 10 taças Rio contra 13 dos demais, e 16 Estaduais contra 19 do trio arco-íris. Fora isso, sempre que teve um campeonato especial ou com 3 turnos, o Flamengo ganhou TUDO.

Em torneios Internacionais o Fla tem 1 Libertadores e 1 Mercosul, assim como o Bacalhau, e uma Conmebol, como a Estrela. O Tricolor, nada. Mundial então, só nós temos.

Copa do Brasil, em compensação, o Fla tem 1, assim como o Tricolor, embora nós tenhamos chegado a mais finais.

Chegando enfim ao Campeonato Brasileiro, cujo placar é Flamengo 5 x 6 Arco-Íris (por enquanto) (ATUALIZANDO 6 X 6 ). E não adianta vir com "87 não conta", porque os próprios times de vocês formavam o Clube dos 13 e foram contra a CBF. Procurem saber da história REAL e parem de falar abobrinha.

Até porque, se for para baixar o nível, o título da Estrela Solitária veio num dos resultados mais influenciados pela arbitragem de todos os tempos (os Santistas falam disso e o juiz pede desculpas até hoje), o último do Bacalhau foi no mínimo questionável (lembram dos jogos contra o São Caetano), e o Tricolor... bom, o Tricolor das Laranjeiras voltou para a Série A com o auxílio do mesmo Clube dos 13 que reconhece o Fla como campeão de 87. Além disso o Fla é o único dos grandes cariocas a não ter disputado a Segundona.

Quanto às torcidas, falar que a maioria da torcida do Flamengo é de pobre e favelado é a pura verdade, pois, se somos 17% da população Brasileira (de acordo com a última pesquisa oficial), e 95% dos Brasileiros vivem da classe média para baixo, nada mais normal do que o fato de muitos torcedores serem muito pobres. Mas não se enganem, somos maioria em TODOS OS SETORES da sociedade. Entre os ricos, os artistas, os políticos, e até entre os jogadores de futebol.

No Rio então é covardia, a torcida arco-íris (soma dos 3 outros grandes) é menos que a do Fla: Fla (46%), Bacalhau (16%), Estrela Solitária e Tricolor (9%). Nada mais justo do que se unirem contra, quando o Flamengo está jogando.

Vejam que eu só estou falando de 32 anos de história, de 78 para cá, e ainda não estou contando o hexa, já que não gosto de cantar vitória antes do tempo.

Tendo dito isso, convido a todos que assim desejarem a nos acompanhar em uma jornada de constante alegria e conquistas. Quem é Rubro-Negro, como mostrado neste post, é muito mais feliz.
Sandro Ataliba



Um comentário:

AF Sturt Silva disse...

Antonio,
não estou conseguindo visualizar o depoimento.


Já está no ar a minha coluna para o blog flamnengo show,visite e comente:

http://flamengoshow.blogspot.com/2010/03/sobre-nosso-elenco-do-ano-de-2010.html