domingo, 2 de setembro de 2012

Dia 02 de setembro de 2012: 400 jogos ...





Leonardo da Silva Moura 

 Leonardo Moura  ou  Léo Moura 

Niterói, 23 de outubro de 1978


Começou sua carreira jogando nas categorias de base do Linhares Esporte Clube no Espirito Santo e depois se transferiu para as categorias de base da estrela solitária, quando ainda atuava no meio-campo. Curiosamente, ele que mais tarde viria a se tornar ídolo da torcida rubro-negra, em sua infância, fora rejeitado pelo Flamengo e, com isso, acabou indo parar na escolinha da estrela solitária. 

 


Carreira

Contudo, antes de se profissionalizar pela estrela solitaria, acabou sendo negociado com o Germinal Beer, um clube de futebol da Bélgica. Uma temporada mais tarde, ou seja, em 2000, seguiu para o ADO Den Haag, time holandês, no qual teve sua primeira experiência como ala.
Já no segundo semestre de 2001, retornou para a estrela solitaria para a disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano, vindo ocupar uma vaga no meio-campo. Contudo, uma lesão, próximo a sua estreia fez com que ele perdesse sua posição no time e, com isso, no decorrer do campeonato, acabou retornando à equipe titular, jogando na lateral-direita.
Seu bom desempenho, como lateral, enfim parecia ter resolvido o problema da estrela solitaria naquela posição, carente de um bom jogador desde que César Prates havia deixado de jogar pelo clube em 1999. Todavia, no ano seguinte, Léo Moura supreendeu a todos, quando não renovou seu contrato com a estrela solitária e transferiu-se para o bacalhau.
No bacalhau, entrosou-se perfeitamente com a dupla de atacantes, formada por Romário e Euller, contudo, apesar de seu ótimo rendimento no time, em meados de 2002, decidiu trocar o bacalhau pelo porco de SP. Mais tarde, o próprio Léo Moura viria a confessar ter se arrependido desta transferência, que o havia colocado na fatídica equipe palmeirense rebaixada para a 2ª divisão.
Em 2003, foi parar no São Paulo e, como já havia um outro Leonardo neste time, foi a partir desta época que passou a ser chamado de Leonardo Moura. Pouco aproveitado no São Paulo, após atuações decepcionantes, Léo Moura retornou ao futebol carioca, quando voltou a atuar ao lado de Romário. Desta vez, porém, os dois vestiam a camisa do tricolor das laranjeiras.
No Tricolor Carioca, ele deu a volta por cima e, após excelentes atuações, acabou virando o xodó da torcida. Em seguida, Léo teve uma rápida passagem pelo Sporting Braga, de Portugal, antes de acertar seu contrato com o Flamengo.





Flamengo

Chegou ao Fla, logo garantiu a titularidade e vem, desde então, consagrando-se como ídolo, participando ativamente de diversos títulos que o clube conquistou, incluindo a Copa do Brasil de 2006 e o Brasileirão de 2009.
O lateral conquistou aos 28 anos o primeiro título de sua carreira: a Copa do Brasil de 2006. Foi uma coroação para o bom trabalho feito no ano anterior e apenas o início de uma história com a camisa do Flamengo, que se consolidaria ainda mais nos anos seguintes. Em 2007, 2008 e 2009 foi um dos principais personagens da conquista do tricampeonato estadual, sempre marcando em várias ocasiões. No ano de 2007, ele era cotado como uma dos principais esperança do time na Copa Libertadores da América, mas o time foi eliminado ainda nas oitavas de final, mas no Brasileirão ele foi fundamental na arrancada do Flamengo, tirando o time da zona do rebaixamento, levando para o terceiro lugar da competição, garantindo a vaga da libertadores no ano seguinte. Em 2008 o Flamengo foi novamente eliminado nas oitavas de final da libertadores e não conseguiu se classificar para a competição do ano seguinte terminado o campeonato brasileiro em quinto lugar, sempre com grandes atuações do lateral.





No Brasileirão de 2009, teve grandes atuações e foi um dos pilares da conquista do hexacampeonato brasileiro, escrevendo definitivamente seu nome da história do clube. Na temporada seguinte, ultrapassou a marca de 300 jogos pelo Fla e continua, firme e forte, dono da posição. Em 2010, na estréia do Flamengo naLibertadores, contra o Universidad Católica o Flamengo, o time perdeu um jogador logo no começo do jogo. Em uma falta do lado esquerdo Léo Moura bateu uma falta com perfeição, abrindo o placar ainda no primeiro tempo, e ainda no segundo tempo em um contra-ataque, Léo Moura partiu com a bola e com um belo toque deixou Adriano na cara do gol para fechar o placar, sendo o jogo mais lembrado pelo jogador até hoje. No Campeonato Brasileiro de 2010, o Flamengo ficou apenas em 14º lugar, escapando da posibilidade de ser rebaixado no fim do campeonato, assim como toda equipe, o jogador não teve grande atuações, fazendo apenas um gol durante toda competição. No inicio de 2011, Léo Moura voltou a exibir seu grande futebol que o consagrou, conquistando mais uma vez o Carioca, sendo mais uma vez o melhor lateral direito da competição. No Campeonato Brasileiro o lateral teve uma campanha regular e conseguiu classificar o Flamengo para a Libertadores pela quarta vez em sua passagem pelo o clube com a presença de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves no clube. Em 2012, Léo começou bem a temporada marcando gols na Libertadores, porém a equipe rubro-negra não conseguiu avançar para a segunda fase da competição.






Títulos

Flamengo
  • Brasil Copa do Brasil: 2006
  • Rio de Janeiro Campeonato Carioca: 2007, 2008, 2009, 2011
  • Brasil Campeonato Brasileiro: 2009

  • Rio de Janeiro Taça Guanabara: 2007, 2008 e 2011
  • Rio de Janeiro Taça Rio: 2009,2011
  • Rio de Janeiro Troféu 100 anos do Hospital Souza Aguiar: 2007
  • Paraná Troféu Camisa 12: 2007
  • Brasil Troféu Confederação Brasileira de Futebol CBF: 2007
  • Rio de Janeiro Troféu 80 Anos do GRES Estação Primeira de Mangueira: 2008
  • Brasil Troféu João Saldanha: 2009
  • Rio de Janeiro Troféu Rei do Rio: 2009





E hoje ele completará 400 jogos com o Manto Sagrado !!!






Internacional   x   Flamengo

16 H

no Beira Rio


2 comentários:

Unknown disse...

Isso é Léo Moura, sempre honrando o Manto Sagrado Rubro-Negro, por isso sou tão fã dele, é um exemplo de força de vontade, nunca desistiu de seus sonhos, lutou e conquistou tudo que ele tem hoje. Léo você merece tudo isso, eu e a nação te amammos mt s2s2s2s2

Unknown disse...

Isso é Léo Moura, sempre honrando o Manto Sagrado Rubro-Negro, por isso sou tão fã dele, é um exemplo de força de vontade, nunca desistiu de seus sonhos, lutou e conquistou tudo que ele tem hoje. Léo você merece tudo isso, eu e a nação te amammos mt s2s2s2s2