domingo, 13 de dezembro de 2009

A "SAGA" DO HEXA...



1980


Campeão


Depois de perder por 1 a 0 para o Atlético-MG num Mineirão com 90 mil pessoas, o Flamengo veio decidir o campeonato quatro dias depois no Maracanã com mais de 154 mil pessoas como público. Naquele 1º de junho de 1980, o Fla saiu na frente aos sete minutos com um gol de Nunes. Um minuto depois, o atacante Reinaldo empatou para o clube mineiro. Antes do intervalo, Zico, aos 44, voltou a colocar o Fla na frente do marcador. Na segunda etapa, Reinaldo novamente empatou o jogo, aos 21 minutos. Foi aí que a fama de Nunes, o Artilheiro das Decisões, começou a aparecer. Aos 37 do segundo, o camisa 9 recebeu pelo lado direito, driblou o marcador e encobriu João Leite para delírio da Nação presente no estádio. Ali começava a grande história rubro-negra no campeonato.








____________________________________________


1982




Bicampeão

Flamengo e Grêmio decidiram o Brasileiro de 1982 em três jogos. O primeiro, no Maracanã, terminou empatado em 1 a 1, com gols de Tonho para os gaúchos e Zico para os cariocas. Na segunda decisão, no Olímpico, a partida terminou 0 a 0, levando a final para o terceiro jogo. Antes do jogo, Zico disse que sonhou que o título vir
ia com o resultado de 1 a 0, gol de Nunes. E assim aconteceu. O artilheiro das decisões balançou as redes aos 10 minutos e garantiu o bicampeonato ao Fla.





______________________________________________

1983




Tricampeão

Em 1983, o adversário na final era o Santos. Depois de perder a primeira partida, no Morumbi, por 2 a 1, o Flamengo veio decidir o título no Maracanã, com um público de 155.525 pessoas no estádio. Com um minuto de jogo, Zico abriu o placar, incendiando a torcida. Antes do intervalo, Leandro, aos 39, aumentou a vantagem. Aos 24 da etapa final, Adílio fez 3 a 0 e deu números finais ao placar da partida, que mantém até hoje o recorde de público na história do campeonato.




___________________________________________

1987



Tetracampeão


Na Copa União de 1987, O Flamengo chegou a final com o Internacional. Na primeira partida, no Beira-Rio, empate em 1 a 1, com Bebeto marcando o gol dos rubro-negros. No jogo de volta, pouco mais de 90 mil rubro-negros no estádio e mais um troféu para a sala do clube na Gávea. O gol da vitória sobre os gaúchos foi marcado pelo atacante Bebeto, aos 16 minutos do primeiro tempo.



_____________________________________________


1992



Pentacampeão

Considerado como grande surpresa do campeonato, o Flamengo chegou à final do Brasileiro de 1992 contra o favorito Botafogo. Fazendo valer a máxima "Deixou chegar", o Rubro-Negro não deu chances ao rival e aplicou um 3 a 0 no primeiro jogo da decisão, com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho. No jogo final, comandado pelo 'Maestro' Júnior, o Fla fez 2 a 0 com o Capacete e com Júlio César, mas viu o Alvinegro empatar o jogo em 2 a 2, placar que não tirava o pentacampeonato brasileiro da Gávea.



_____________________________________________

2 0 0 9




Depois de conquistar o tricampeonato carioca em cima do Bota e de ser eliminado pelo Inter nas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Fla entrou no Brasileiro sem ser considerado um dos favoritos ao título. E no primeiro turno realmente não disse ao que veio. Até que a queda de Cuca e a efetivação de Andrade calhou de acontecer enquanto Adriano recuperava o melhor de sua forma física e o sérvio Pet reencontrava o seu melhor futebol. Juntou-se a isso a entrada de Maldonado e Álvaro no setor defensivo e a partir daí o que se viu foi uma arrancada espetacular rumo ao primeiro título rubro-negro na era do Brasileiro dos pontos corridos. Na última rodada, o Fla, que ja era líder, enfrentou o Grêmio e derrotou o clube gaúcho por 2 a 1, dando início a uma festa sem hora para acabar.







Nenhum comentário: