quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A cronologia do maior ídolo da Nação... 9 º parte


1989

24 de fevereiro de 1989

DESPEDIDA I: Dia 24 de fevereiro homenageia os italianos de Udine e faz sua despedida da Seleção no estádio Comunale Dei Friuli. O Brasil perde para um combinado de estrangeiros (2 x 1).







2 de dezembro de 1989

Ainda joga 32 vezes pelo Flamengo neste ano. A última delas no dia 2 de dezembro contra o Fluminense, em Juiz de Fora (5 x 0). Zico marca um gol de falta.



1990

6 de fevereiro de 1990

DESPEDIDA II: Dia 6 de fevereiro se despe do Flamengo com uma grande festa no Maracanã (Flamengo 2 x 2 Resto do Mundo). Em março, aceita convite para ser Secretário Nacional de Esportes, com status de Ministro. Desenvolve a Lei Zico, que teria 83% de seu texto copiado posteriormente pela Lei Pelé.

 



1991


21 de maio de 1991

ARIGATÔ: Deixa a secretaria em março e dois meses depois aceita convite para jogar no Japão. Dia 21 de maio assina contrato com o Sumitomo Metals, da segunda divisão. Os japoneses pedem ajuda de Zico para desenvolver o esporte no país, jogando e emprestando sua imagem e experiência.


1992

GOLS: Conquista a artilharia com 21 gols e o título da Copa Muroran. O Sumitomo passa a se chamar Kashima Antlers.

Sumitomo Metals fica em 2º lugar no campeonato da Segunda Divisão e garante vaga no primeiro campeonato profissional da liga japonesa, denominada J-League.





1994

10 de outubro de 1994

DESPEDIDA III: Dia 10 de outubro joga sua última partida pelo Kashima na vitória sobre a Seleção de estrangeiros que atuavam no Japão (3 a 1). Zico fecha sua passagem pelo futebol japonês com 88 jogos e 54 gols. A essa altura, o Kashima já era uma potência nacional que brigava por títulos. Para retribuir, os japoneses fazem o Carnival 94, uma série de eventos homenageando o Galinho em sua despedida definitiva dos gramados.


1995

20 de janeiro de 1995


Dia 20 de janeiro cria o Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, para desenvolver jovens atletas. Trabalha como consultor do Kashima.





Amanhã, a 10º parte do especial Zico 60 anos...


___________________________________


Com Zico, programa do sócio-torcedor do Fla terá prioridades em descontos de ingressos

Por Pedro Henrique Torre para o ESPN.com.br
Alexandre Vidal/Fla Imagem
Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vice-presidente de marketing do Flamengo
Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vice de marketing do Flamengo
 
 
Aprovado pelo Conselho Deliberativo do Flamengo nesta terça-feira, o tão agurdado programa de sócio-torcedor do Flamengo será lançado em março. O projeto ainda aguarda a formatação final, mas sabe que a prioridade será, inicialmente, nos descontos de ingressos para as partidas da equipe de futebol. Para o clássico de domingo, contra o Botafogo, o preço de R$ 80 para a arquibancada tem gerado fortes críticas da torcida. O pontapé inicial da empreitada do sócio-torcedor será realizado a partir de domingo, com o chamado Dia Nacional do Cadastro Rubro-Negro. No aniversário de Zico, o Flamengo abrirá um espaço em seu site para cadastrar o maior número de torcedores possível. Desta maneira, o departamento de marketing do clube terá em mãos uma base para trabalhar. 

"O sócio-torcedor vai ser ligado principalmente a ingressos, como o movimento da Ambev por um futebol melhor. Você vai se eleger nos benefícios que estipularmos. Até o fim de março lançaremos isto, em uma coletiva", afirmou Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vice-presidente de marketing do clube. 

O projeto de sócio-torcedor foi calcanhar-de-aquiles da parceria entre Traffic e o Flamengo no caso Ronaldinho. A empresa de marketing esportivo desejava gerenciar esta parte e não foi atendida, já que o Flamengo tinha um contrato assinado com a Golden Goal para cuidar do sócio-torcedor. Em 2012, a gestão da presidente Patricia Amorim renovou o acordo até 2017. A atual administração, de Eduardo Bandeira de Mello, avaliou o contrato como prejudicial e decidiu optar por um novo documento com a própria Golden Goal, mas em outros termos. 

Agora, o Flamengo tem a maior parte da fatia do valor arrecadado no plano (80%), enquanto a empresa fica com o restante (20%). Inicialmente, a previsão é de que existam sete tipo de categorias do plano, com diversos benefícios, e uma mensalidade mínima de R$ 39,90. O novo contrato com a Golden Goal, aprovado pelo Conselho Deliberativo, será válido até 2014 e poderá ser rescindido caso nao dê resultados em um curto prazo. Para aproveitar o embalo das comemorações pelo aniversário de 60 anos de Zico, o ídolo deverá ser o garoto-propaganda do projeto.

"Ele provavelmente vai ser o garoto-propaganda do nosso sócio-torcedor. Já gravou dois vídeos e teremos o Dia Nacional do Cadastro Rubro-Negro. Queremos cadastrar o maior número de rubro-negros possível e trabalhar muito próximos ao Zico", acrescentou Bap.

Zico será alvo de uma homenagem do clube no sábado, um dia antes de seu aniversário O Galinho ganhará uma estátua de tamanho natural, em bronze, na Gávea. O ex-jogador acompanhou o processo e aprovou a obra. 


Nenhum comentário: