Episódio de hoje: O Ranking de patrocínio: posição ocupada pelo Fla é espantosa
FONTE: http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/2012/11/21/o-novo-ranking-dos-patrocinios-2012/
O novo ranking dos patrocínios 2012
qua, 21/11/12
por Vinicius Paiva |
Com o acordo entre Corinthians e
Caixa Econômica Federal, anunciado há dois dias, o clube paulista retoma
a liderança do ranking dos patrocínios no futebol brasileiro. A seguir,
o panorama atual:
1) Corinthians – R$ 42 milhões
(CEF – R$ 30 milhões; Fisk – R$ 10 milhões; Tim – R$ 2 milhões)
2) Santos – 33,5 milhões
(BMG – R$ 20 milhões; Netshoes – R$ 5,5 milhões, Seara – R$ 3 milhões; Marabraz – R$ 3 milhões; CSU CardSystem – R$ 2 milhões)
3) São Paulo – R$ 32,5 milhões
(Semp Toshiba – R$ 23 milhões; Wizard – R$ 6 milhões*; Tim – R$ 3,5 milhões)
4) Palmeiras – Entre R$ 20 milhões e R$ 27 milhões*
(Kia – Entre R$ 18 milhões e R$ 25 milhões*; Tim – R$ 2 milhões)
5) Vasco – R$ 22 milhões
(Eletrobras – R$ 16 milhões; BFG – R$ 4 milhões; Tim – R$ 2 milhões)
6) Botafogo – R$ 20 milhões
(Guaraviton – R$ 16 milhões; Havoline – R$ 2 milhões; Herbalife – R$ 2 milhões*)
7 ) Flamengo – R$ 19 milhões
(BMG – R$ 9 milhões; Mobil Super – R$ 5 milhões; Triunfo Logística – R$ 3 milhões; Tim – R$ 2 milhões)
8) Grêmio e Internacional – Entre R$ 15 e R$ 20 milhões *
(Banrisul + Tramontina + Tim)
10) Cruzeiro – Entre R$ 15 milhões e R$ 17 milhões*
(BMG + Guará Mix)
11) Atlético-MG – Entre R$ 12,5 milhões e R$ 15 milhões*
(BMG + MRV)
*Valores estimados
Ranking atualizado às 18:05 hs
Obs: Os valores acima foram
divulgados na mídia – incluindo estimativas devido às cláusulas de
confidencialidade. Não foram consideradas parcerias pontuais firmadas ao
longo do ano, bem como aquelas recém-acordadas (caso do Vasco da Gama com a empresa Fertilize). O patrocínio do Palmeiras
pelo BMG se dá a título de abatimento de dívidas, não constando nos
balanços como “receita” – sendo assim desconsiderado. Por fim, os termos
finais dos contratos são variados, com diversos deles se encerrando ao
final de dezembro.
Ainda que os valores angariados pelo Corinthians
sejam substancialmente inferiores aos da “era Ronaldo” – quando batiam
na casa dos R$ 50 milhões – pode-se dizer que a situação atual é
favorável, posto que o craque abocanhava fatias consideráveis dos
acordos da época. Sendo assim, o Corinthians volta a fazer valer a
máxima de “camisa mais valiosa” – desta vez se baseando em um patrocínio
estatal calcado em questões bem mais políticas do que mercadológicas.
Embora a diretoria corintiana negue, os
oito meses sem patrocínio máster constituíram grande prejuízo a um clube
cujas perspectivas de exposição eram fantásticas – após o título da
Libertadores e pela participação no Mundial. Cabe ainda avaliar quais
foram as contrapartidas oferecidas a Tim e Fisk, anunciantes que ficarão
de fora do uniforme pela exigência da FIFA de patrocínio único no
Japão.
A segunda posição ocupada pelo Santos
reflete os benefícios da permanência de Neymar e da recente “era de
ouro” do clube. Entretanto, a má fase atual – com o Peixe fora da
Libertadores – possivelmente refletirá nos cofres santistas. O que se
diz é que o primeiro golpe será sentido com o fim do patrocínio do Banco
BMG, a partir de 2013 redirecionando foco para os clubes mineiros. A
baixa exposição em mídia do Santos em comparação ao “trio de ferro” da
capital é um elemento contra o qual muitos santistas se insurgem.
Após longo período de uniforme limpo, outro que assinou boa parceria foi o São Paulo.
Os R$ 23 milhões pagos pela Semp Toshiba podem ser considerados o
segundo melhor patrocínio do país – já que os repasses da Kia ao Palmeiras
são questionados constantemente. O Verdão anunciou R$ 25 milhões, mas o
mercado afirma que na prática seriam cerca de R$ 18 milhões. Ao menos a
montadora coreana já anunciou que manterá o acordo nos moldes atuais
apesar do rebaixamento alviverde à Série B.
Em um segundo pelotão surgem os clubes do Rio de Janeiro, cabendo uma importante observação. O Fluminense
não foi incluído por conta da falta de transparência na parceria com a
Unimed – bombardeada toda vez que o Tricolor vai mal, exaltada a cada
conquista de título. A verdade é que os aportes realizados pela Unimed
Participações no clube das Laranjeiras incluem pagamento de salários,
premiações e aquisição de direitos econômicos. Sendo assim, o mercado
especula investimentos que superem em muito os R$ 60 milhões anuais – de
longe o maior patrocínio do Brasil.
Feita a exceção, continua espantosa a posição ocupada pelo Flamengo
– há dois anos detentor dos piores números do Rio. A péssima gestão
Patrícia Amorim faz com que o clube já some quase um ano e meio sem
patrocinador máster (somando meses de 2011 com todo o exercício 2012).
Para piorar, um dos parceiros (Triunfo Logística) é de propriedade de
Jorge Rodrigues, candidato a presidente nas eleições do próximo dia 3 de
dezembro. Trata-se de uma situação vedada pelo estatuto, mas que contou
com vistas grossas dos conselhos do clube. Como o candidato supostamente compõe a oposição, seria interesse da atual mandatária a pulverização dos votos entre as inúmeras chapas contrárias à sua.
Vasco e Botafogo,
em estágio pouco superior ao de mineiros e gaúchos, tentam angariar
melhores cifras. Ainda que ambos não joguem a Libertadores, a maior
exposição por conta das transmissões televisivas justificaria montantes
superiores aos atuais. Neste sentido o Botafogo sai na frente, na
esperança de potencializar a imagem do bom moço (e craque) Seedorf, seu
principal jogador. Em Minas, a “febre Ronaldinho” e o retorno à
competição continental compõem os trunfos do Atlético-MG em busca de dias melhores. No Sul, a perspectiva de novas arenas para a dupla Grêmio e Internacional cria a possibilidade de pacotes incluindo patrocínio + naming rights, alavancando suas posições.
Um grande abraço e saudações!
E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com
Mais uma sextaaaaa !!!
É o Sr. comandante.
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Mais uma sextaaaaa !!!
É o Sr. comandante.
Certa vez, estávamos de prontidão num quartel da PM de São Paulo, onde ficávamos horas em alojamentos aguardando ordens.
Nessas ocasiões, sempre conseguíamos um baralho para jogar truco.
De repente, surgiu um sargento muito rigoroso:
- Bonito, né? Peguei todo mundo em flagrante! E agora, o que faço com vocês?
- Sr. sargento, manera aí pra nós! Tá difícil agüentar essa prontidão. Já estamos aqui há mais de 12 horas esperando a liberação - disse um colega.
- Está bem... Mas sejam mais discretos!
Afinal, quem é o melhor jogador aqui, para, talvez, ser meu parceiro num futuro jogo?
- É o senhor, claro, meu comandante!
Nessas ocasiões, sempre conseguíamos um baralho para jogar truco.
De repente, surgiu um sargento muito rigoroso:
- Bonito, né? Peguei todo mundo em flagrante! E agora, o que faço com vocês?
- Sr. sargento, manera aí pra nós! Tá difícil agüentar essa prontidão. Já estamos aqui há mais de 12 horas esperando a liberação - disse um colega.
- Está bem... Mas sejam mais discretos!
Afinal, quem é o melhor jogador aqui, para, talvez, ser meu parceiro num futuro jogo?
- É o senhor, claro, meu comandante!
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Um paulista foi passear em Minas. Numa cidade pequena, quis assistir a umas brigas de galo na rinha. Vendo as aposta não resistiu e quis apostar também.
Mas, como não era bobo e não conhecia nada de galos, perguntou a um velhinho caipira do seu lado:
-Qual dos dois galos aí é o bom?
O caipira, com a calma típica dos mineiros, respondeu:
-Uai! O bão é o galo vermeio.
O paulista, mandou ver! Apostou todo a grana que tinha no galo vermelho.
O juiz pôs os galos para brigar e o galo vermelho tomou a maior surra do mundo.
Revoltado, o paulista foi tirar satisfação com o velhinho caipira:
-Você não falou que o galo bom era o vermelho?
-Falei sim. Uai!
-Mas ele levou a maior surra, quase morreu!
E o caipira explica:
-Ocê e que num perguntô direito… eu te falei que o galo bão era o vermeio, mas o marvado é o preto!
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Dois compadres se encontram depois de mais vinte anos que não se viam.
-Ô cumpade, quantempo sô! Tudo bão concê?
-Bão sô, i concê?
-Bão tamém!
-E a patroa e os minino? Mi conta sô!
-Pois é, o mais véi dá um trabaio… Ele é desses tar de homissexuar… Quando disimbesta a dá, num para mai… mai dá, dá, dá…. mai dá o diintêro!
-Nó cumpade, que disgosto!
-E o pior é que o do meio foi infruenciado por ele!
Resurtado, dá tomém!
-E quando junta os dois intão… mai dão, dão, dão… dão o diintêro!
-Eita cumpade, que trem isquisito!!!
- E o seu fio mai novo? Nun vai dizê que ele tomém foi infruenciado…
-Pra não deixá infruenciá o caçula, mandei ele pra casa da vó em Belzonte…
-Intonces, esse iscapô?
-Bão! Virô CRUZEIRENSE né, E só dá quando bebe…
-Menos mar né cumpade!
-É…Mai bebe, bebe, bebe…bebe o di tirim!!!
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Dois
portugueses foram assaltar um banco indicado por outro português.
Renderam todo mundo e foram direto para a sala dos cofres. O Manuel
arrombou o primeiro e disse:
- Joaquim vem cá, esse cofre não tem
dinheiro não! Tá cheio de iogurte!
- Manuel, só tem iogurte mesmo...
Bom, esse iogurte deve ser muito bom para ficar em cofre de banco. Vamos
comer tudo! Depois de comerem tudo, o Manuel partiu para arrombar o
segundo cofre.
- Jesus !!! Iogurte de novo !!! E agora, Joaquim ?!
- Não
tem jeito, vamos comer tudo desse cofre também. Eles comeram,
comeram...
O Manuel que já não agüentava mais iogurte, foi para o
terceiro cofre.
- Cacete !!! Iogurte de novo ???
Joaquim, vai ver que
porcaria de Banco é este, que só tem iogurte!
- O Joaquim foi verificar e
voltou logo depois:
- Po*ra, Manuel ! é um tal de ' BANCO DE SEMEM '
!!! Tu conheces???
bom fim de semana a todos...
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