quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Comemoração aos 117 anos do Mais Querido do Mundo !!!


HOJE É DIA DE RUBRO NEGRO VESTIR O MANTO SAGRADO !!!




 117 anos !!!





1895 - 2012


A grande história do "Rubro Negro" teve inicio a partir da idéia de criação do esporte mais praticado no inicio do seculo passado - o remo.




Os remadores - José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spindola, Nestor de Barros, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses e Felisberto Laport - resolveram comprar um barco. O escolhido foi um já velho, porém adequado às finanças disponíveis. Este barco ganhou o nome de "Pherusa".




Dias depois (06/10), os jovens remadores foram dar a primeira volta, partiram da praia de Maria Angu (atual Ramos) até a praia do Flamengo. No caminho a forte tempestade virou a embarcação e os náufragos tiveram que se segurar no que restou da Pherusa.





Mas o grupo estava disposto a recuperar a embarcação e iniciaram uma reforma. Quando estava quase pronta foi roubada e nunca mais vista. Mas o entusiasmo em fundar um grupo de regatas não desapareceu. Os jovens decidiram comprar outro barco. George Lenzinger, José Agostinho, José Félix e Felisberto Laport entraram na história, juntaram o dinheiro necessário e compraram o Etoile, de Luciano Gray, logo batizado de Scyra e registrado na Union de Canotiers.




Assim, à 17 de novembro de 1895, no casarão de Nestor de Barros, número 22 da Praia do Flamengo, onde era guardada a Pherusa e depois a Scyra, foi fundado o Grupo de Regatas do Flamengo e, com ele, eleita a sua primeira diretoria: Domingos Marques de Azevedo, presidente; Francisco Lucci Colás, vice-presidente; Nestor de Barros, secretário; Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro.




Assinaram ainda, a presente ata, como sócios-fundadores, José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Spíndola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Eduardo Sardinha, José Felix da Cunha Menezes, Emygdio José Barbosa (ou Emygdio Pereira, ou ainda Edmundo Rodrigues Pereira, hà controvérsias) Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chalréo, sendo que os três últimos faltaram à reunião, mas assinaram a ata dias depois e receberam o título.





No encontro, foi acordado que a data oficial seria a de 15 de novembro, pois no aniversário do Flamengo sempre seria feriado nacional (Dia da Proclamação da República), e que as cores oficiais seriam azul e ouro, em largas listras horizontais.



Agenda oficial do clube ...

15/11 - quinta-feira, a partir das 7h, os tradicionais eventos de aniversário do Flamengo, com as seguintes atividades:

- Alvorada na garagem de Remo, às 7h;
- Chocolate Amigo, na Boca Maldita, a partir das 8h;
- Festival de Natação, no Parque Aquático, a partir das 9h;
- Festival de Basquete, no Ginásio Hélio Mauricio, a partir das 9h;
- Jogo entre ex-jogadores e artistas, no estádio da Gávea, a partir das 9h;
- Reco-Reco no Boca Maldita, a partir do meio dia;
- Festival de Animação Infantil, no Parque do Urubinha, a partir das 10h;
- Almoço da Família Rubro-Negra, a partir das 13h;
- lançamento do livro oficial (15h) do centenário "100 Anos de Bola, Raça e Paixão", na Fla-Concept, das 10 às 18h (*);
 
(*) Esse lançamento é muito importante, por tratar-se do livro oficial do centenário (o que demanda convidar ex-jogadores e personalidades).

OBS: Tudo isso com distribuição de balões e guloseimas.

 


16/11 - sexta-feira, na Fla-Concept, a partir das 19h, acontecerá a 7ª edição do evento "Papo de Rubro-Negro", com a final do Festival "MPB - Mengo Popular Brasileiro", com a participação de 05 canções finalistas e show surpresa.

Nos dias 17 e 18 de novembro, teremos o 3º Encontro Internacional de Embaixadas:

17/11, sábado, das 10 às 13h, no Salão Nobre, teremos a diplomação das novas Embaixadas, a coroação da Musa das Embaixadas 2012 e o lançamento do CD das Embaixadas, seguido de uma Feijoada de confraternização.

18/11, domingo, a partir das 9h, no Estádio da Gávea, haverá um torneio de futebol das embaixadas da Nação.
Serão 04 times, que jogarão duas semi-finais e a final.

Time Nunes
-
embaixadas do nordeste (CE - RN – PE - BA- SE)
Time Adilio
- embaixadas do sudeste (MG-SP-ES-RJ)
Time Uri Gueller –
embaixadas do norte (AC e AM) + meio-norte (MA e PI) + centro-oeste (MT)
Time Lico
- embaixadas do sul (RS – SC - PR)

OBS: Os membros de embaixadas estrangeiras, que se fizerem presentes, poderão se distribuídos pelas 04 equipes.

Cada equipe poderá inscrever 25 jogadores:
 
- 05 ex-jogadores (o capitão que dá o nome à equipe + 04 ex-jogadores convidados por eles)
- 05 artistas e/ou personalidades (convidados pelo Flamengo)
- 15 membros de Embaixadas
A Braziline cederá, gentilmente, as 25 camisas de cada time, e a OLK dará os calções, cabendo a cada jogador trazer a sua chuteira.
 
Após o torneio, teremos a churrascada da confraternização (Flapel)


Nenhum comentário: