sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dequinha ...


José Mendonça dos Santos

Dequinha


Nome Completo:
José Mendonça dos Santos
Posição:
Lateral-Volante
Dia do Nascimento:
Faleceu em:
1° jogo:
17/09/1950 (Flamengo 2 x 2 América RJ)
Quem viu jogar jogadores clássicos como Domingos da Guia, Fausto, Artur Friedenreich, Danilo Alvim e mais tarde Ademir da Guia, Rubens, Chinezinho, Nei Conceição, Carlinhos, Geraldo, Paulo César Lima e Mário Sérgio, certamente conheceu Dequinha, o primeiro e mais perfeito “maestro” do rubro-negro da Gávea.

Nascido em Mossoró, no Rio Grande do Norte, no dia 19 de março de 1928, José Mendonça dos Santos, o Dequinha, surgiu para o futebol profissional brasileiro vestindo a camisa do Atlético de Mossoró, clube onde jogou de 1945 a 1948.

No ano seguinte (1949), aos 21 anos, Dequinha ingressou no Potiguar e, no ano seguinte (1950) foi contratado para defender as cores do América de Recife/PE, clube presidido pelo ex-presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Rubem Moreira.

Sem campeonatos brasileiros com a atual programação tão intensa, os clubes do sudeste do Brasil empreendiam excursões pelos diversos estados brasileiros. Alguns como, bacalhau, estrela solitária , Flamengo e até o Santos, de São Paulo, excursionavam até por um mês.

Nessas excursões, os clubes aproveitavam para observar e contratar jogadores que estivessem se destacando nos estados visitados.
Foi assim, em meados de 1950 que o Clube de Regatas do Flamengo, em demorada excursão pelo Nordeste brasileiro, descobriu e contratou Dequinha em fins de 1950.
Títulos
Flamanego
1951
Elfsborg Cup
1952
Torneio Quadrangular do Peru
Campeão do Troféu Cidade de Arequipa (Peru)
1953
Campeonato Carioca
Torneio Quadrangular da Argentina
1954
Campeonato Carioca
Torneio Internacional do Rio de Janeiro
1955
Campeonato Carioca
Torneio Internacional do Rio de Janeiro
1957
Torneio Internacional do Morumbi (SP)
1958
Torneio Quadrangular de Israel
Troféu Sporting Club de Portugal
1959
Torneio Hexagonal do Peru
Torneio Início do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: