João Batista de Sales, o "Fio Maravilha",
Posição: Atacante
Camisa: 9
Nascimento : 19 de janeiro de 1945
Clubes que defendeu: CR Flamengo-RJ, o Paysandu-PA, o Ceub-DF, a Desportiva-ES e o São Cristóvão-RJ. Nos Estados Unidos, o atacante jogou por New York Eagles, Monte Belo Panthers e San Francisco Mercury.
História
Levado por seu irmão Germano (ex-ponta-esquerda do Flamengo, AC Milan e SE Palmeiras) ao Flamengo, João Batista começou a carreira no clube da Gávea, aos 15 anos. O jogador não era um craque, tinha um futebol "folclórico" e "desengonçado", mas era muito querido pela torcida flamenguista. Ganhou o apelido de "Fio Maravilha", após marcar o gol da vitória (3 a 2) de uma partida da equipe carioca contra o Benfica, de Portugal. Acabou homenageado até pelo cantor Jorge Ben com uma canção.
No início dos anos 80, Fio mudou-se para os Estados Unidos, onde foi atuar no "New York Eagles". Defendeu a equipe durante uma temporada (quatro meses) e depois recebeu um convite para defender um time semiprofissional de Los Angeles, o Monte Belo Panthers. Foi naquela época que Fio conheceu San Francisco. Gostou tanto da cidade que resolveu ficar por lá, mesmo que tivesse que abandonar a carreira. Foi o que fez, tornando-se entregador de pizzas.
Pelo Flamengo, João Batista marcou 44 gols em 167 partidas. Seu último clube foi o San Francisco Mercury.
Pelo Flamengo, João Batista marcou 44 gols em 167 partidas. Seu último clube foi o San Francisco Mercury.
Nenhum comentário:
Postar um comentário