sexta-feira, 22 de junho de 2007

Doval...

DOVAL

Narciso Horacio DovalNarciso Horacio Doval, ou simplesmente Doval
Grande centroavante do Flamengo, brilhou nos anos 70, morreu no dia 12 de agosto de 1991, em Buenos Aires, capital da Argentina. Doval começou a carreira no San Lorenzo e chegou ao Flamengo em 1970. Defendeu muito bem o clube da Gávea até 1976.
Nascido no dia 4 de janeiro de 1944 (Argentina), Doval era um centroavante que muito brigava e por isso colecionou fãs no Rubro-Negro carioca. No final da carreira, ele retornou à Argentina para defender o Huracán.Sua passagem no Flamengo, onde formou com Zico uma dupla de ataque muito eficiente. Doval, de cabelos longos e apreciador da vida noturna do Rio de Janeiro, logo criou uma forte identificação com a cidade e com a torcida do Flamengo (Nesse período, não existia a cobrança do comportamento regrado dos jogadores. A torcida e a imprensa preocupavam-se apenas se eles estavam jogando bem em seus clubes, o que era o caso de Doval.
O fato mais curioso na carreira do craque, deve-se ao fato de que mesmo jogando muito bem e marcando muitos gols, Doval não obteve o mesmo reconhecimento em seu país.Enquanto os torcedores brasileiros acreditavam no potencial e na possibilidade do jogador engressar na seleção da Argentina, os técnicos tinham outras opções, algumas vezes nem tão talentosas como Doval.
Marcou 92 gols com a camisa do Clube de Regatas do Flamengo. Jogou ao lado de Zico, Paulo Cesar Cajú, Rondinelli, Júnior, Reyes e Vanderlei Luxemburgo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nasci numa familia de Tricolores e vascainos. Graças ao talento e à raça do DOVAL sou rubro-negro fanático. Naquela época, o locutor da GLOBO, Waldir Amaral, narrava assim:
- Goooooooool doFlamengo: DOVA, DOVA, DOVA... Dooooval outra vez! Era um gol atrás do outro desse argentino raçudo que jogou muita bola no Mengão. Doval era o cara.