quarta-feira, 30 de maio de 2007

O melhor lateral de todos os tempos ...


LEANDRO


Nascido no dia 17 de março de 1959, em Cabo Frio (RJ)


Técnico, ótimo no apoio ao ataque e eficiente na marcação. Estas qualidades fizeram de José Leandro Sousa Ferreira, o Leandro, um dos melhores laterais do Brasil em todos os tempos.
José Leandro Souza Ferreira, o Leandro, é um dos maiores jogadores da história do Flamengo e está entre os três melhores laterais-direitos do futebol brasileiro em todos os tempos. Era um artista, um estilista. Inteligente, técnico, habilidoso, defendia e atacava com a mesma eficiência. É mais um craque que se consagrou participando da Geração de Ouro do Flamengo, único clube que defendeu em quatorze anos de futebol.Leandro, que tem a cidade litorânea de Cabo Frio como origem, chegou ao Flamengo em 1976 e já era torcedor de arquibancada do clube. A partir de 1979 começa sua história na lateral-direita Rubro-Negra. Nesse primeiro ano, atuou em diversas posições, apesar de disputar vaga com Toninho Baiano. Disputou 19 jogos e marcou um gol. O Flamengo foi duas vezes campeão estadual com a ajuda do lateral polivalente.Em 1980, ano em que o Flamengo arrancou para as maiores conquistas de sua história, Leandro ainda penou para se firmar. Disputou apenas 12 dos 70 jogos e marcou um único gol. O ano definitivo para a afirmação de Leandro no time titular foi 1981, coincidentemente o ano dos títulos da Libertadores e do Mundial, estes com a participação do craque. Ele disputou 56 jogos com dois gols marcados.A partir daí passou a ser peça fundamental na engrenagem Rubro-Negra no tricampeonato brasileiro de 82/83 e 87, entre outros títulos. Mas, suas pernas arqueadas acabaram o prejudicando na carreira. Leandro sempre teve seguidas lesões nos joelhos e, aos 24 anos tinha uma artrose forte como se tivesse 64 anos. Acabou deixando a lateral para jogar como zagueiro e fez muito sucesso também nessa posição, reafirmando seu talento.Uma das jogadas inesquecíveis de Leandro com a camisa do Flamengo foi um gol marcado de fora da área, uma bomba contra o Fluminense que decretou a vitória aos 42 minutos do segundo tempo, em 1985. O próprio Leandro afirma que até hoje tem que comentar o lance. Mas não são poucas as histórias de lances do craque. O goleiro Raul Plasman conta que, certa vez, irritado com Leandro, deu um bico na bola num tiro de meta para ele não matá-la. Leandro não só amorteceu a bola com o peito como saiu jogando, driblou dois adversários e ainda ficou gritando depois exaltando sua performance.Infelizmente as contusões o atrapalharam também na Seleção Brasileira. Disputou a Copa de 82, mas ao todo jogou apenas 27 vezes e marcou dois gols. Deixou de ir a Copa de 86 após se desentender com Telê Santana e abandonar a Seleção.Encerrou a carreira precocemente em 1988 contabilizando 411 jogos pelo Flamengo. Marcou 18 gols e deixou seus dribles e sua genialidade na memória do torcedor. Chegou a trabalhar no Flamengo com Junior em 1997, dois anos depois foi coordenador do Cabofriense, que tinha Sócrates como treinador. Mas se afastou de vez do futebol. Atualmente administra sua pousada, Pousada do Leandro, em Cabo Frio.


Curiosidades

Foi levado ao Flamengo por um primo, quando tinha 17 anos e só saiu para pendurar as chuteiras.* Estreou no time profissional dia 8 de fevereiro de 1979, na vitória por 2 a 0 sobre o Volta Redonda.* Além de ele ter jogado apenas com a camisa do Flamengo, atuou em todas as posições no time, exceto a de goleiro.* Por ser símbolo do clube, foi homenageado recentemente por Arturo Vaqueiro num livro que resgata a história estatística do Flamengo: Acima de Tudo Rubro-Negro.

Nenhum comentário: