Kojo arrisca grito rubro-negro e define: 'O Fla é como uma religião'
Armador americano é destaque em difícil vitória de time carioca sobre Mogi das Cruzes e descreve força da torcida durante confronto disputado no Rio
Com 1,85m, o armador Kojo não é um dos jogadores mais altos do time de
basquete do Flamengo. Mas certamente é um dos mais animados. Com 27
anos, o americano naturalizado ganês foi um dos destaques na difícil vitória do Rubro-Negro sobre o Mogi das Cruzes,
na segunda-feira. Ao lado de Marquinhos, o armador foi responsável por
alguns dos mais belos lances da partida, como a ponte aérea que aumentou
a vantagem do Fla no final do primeiro tempo.
Após o triunfo de seu clube por 70 a 64, o jogador agradeceu o apoio da
arquibancada do Tijuca Tênis Clube, tentou driblar o sotaque para
arriscar alguns versões do popular grito "Ôôh! Vai pra cima deles,
Mengo!" e descreveu a força da torcida.
- O Fla é como uma religião, essa torcida é simplesmente fantástica - disse o armador.
O americano Kojo é um dos reforços do Flamengo para a temporada 2012/2013 (Foto: FIBA)
Kojo estreou no NBB na temporada 2011/2012 e foi um dos destaques do
Joinville, mesmo tendo chegado apenas na metade do campeonato. Após o
bom desempenho na equipe catarinense, o armador assinou contrato com o
Flamengo para a atual temporada do torneio. No novo clube, o americano
reencontrou o pivô Shilton e o técnico José Neto, reforços da temporada
que também vieram do Joinville.
Kojo teve passagens pelo basquete universitário americano no início da
carreira, em times como Siena Saints e Duquesne Dukes. Antes de entrar
para o basquete brasileiro, o armador defendeu outras equipes da América
Latina, como Anastasia de Fray Bentos (Uruguai), Cocolos de San Pedro
de Macoris (República Dominicana), Cangrejeros de Cartagena (Colômbia) e
Panteras de Miranda (Venezuela).
E hoje tem !!!
Qui 20/12/2012 - 20h00
Ginásio Gualberto Moreira
Liga Sorocabana x Flamengo
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E a "religião" possui um novo fornecedor de material esportivo !!!
Flamengo aprova parceria com a Adidas. Veja detalhes do contrato
Conselho Deliberativo autoriza assinatura até 2023. Reajuste é atrelado a desempenho e valor do contrato pode variar de acordo com venda nas lojas
Delair Dumbrosk, presidente do Conselho
Deliberativo do Fla (Foto: Vicente Seda/)
Deliberativo do Fla (Foto: Vicente Seda/)
O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou por unanimidade na noite
desta quarta-feira a assinatura do contrato de fornecimento de material
esportivo pelos próximos dez anos com a Adidas. As alterações feitas em
negociação com a nova diretoria do clube se resumem a aumento
significativo nas premiações e tabela de aumento do percentual de
royalties a partir do cumprimento de metas de vendas. O reajuste
previsto no contrato de 87 páginas - ao qual o GLOBOESPORTE.COM teve
acesso - está atrelado ao desempenho do time, e o valor anual que vem
sendo divulgado, em torno de R$ 35 milhões, é calculado com base em
estimativas de vendas de produtos. Os valores fixos reais estão bem
abaixo desse montante. Porém, somados às demais receitas do contrato,
podem ficar um pouco abaixo desse valor, mas também podem ultrapassá-lo.
Haverá o pagamento de "taxa de início de parceria", no valor de R$ 38
milhões (R$ 13 milhões até 30 dias após a assinatura do contrato e R$ 25
milhões até 15 de fevereiro). Do primeiro ao quinto ano de contrato, o
Flamengo receberá um pagamento fixo de R$ 12,5 milhões. Do sexto ao
décimo ano, o montante passa para R$ 17,5 milhões. O valor pode crescer
ainda mais de acordo com o desempenho da equipe de futebol profissional.
No contrato entre Flamengo e Adidas existe uma tabela para classificar
os resultados obtidos pela equipe. No caso de um desempenho excelente,
haverá reajuste de 10% no valor, além da correção acumulada pelo índice
oficial IPC-FIPE, ou seja, o clube passará a receber, a partir do sexto
ano, R$ 19,25 milhões (mais a correção).
Para ter seu desempenho classificado como excelente, o Flamengo terá de
conquistar pelo menos dois títulos do Campeonato Brasileiro da Série A e
um título da Copa Libertadores nos primeiros cinco anos de contrato. No
caso de ter desempenho classificado como excelente em uma das
competições e fraco na outra, o desempenho geral será classificado como
mediano, e o reajuste passa a ser de 5%. No caso de desempenho geral
fraco, que significa uma classificação para a Libertadores e nenhum
título nas duas competições, não há reajuste.
As alterações conseguidas na negociação conduzida nas últimas semanas
pelo presidente da Sky e vice de marketing da gestão que assumirá em 2
de janeiro, Luís Eduardo Baptista, o Bap, representam essencialmente um
aumento nas premiações por títulos e o estabelecimento de metas de
vendas que, se superadas, garantem aos rubro-negros percentuais maiores.
Realizadas as modificações, a cada ano de contrato, se o valor das
vendas líquidas (descontados os custos de produção) de produtos do clube
com a marca Adidas não ultrapassar R$ 127,5 milhões, o Flamengo
receberá 10% de royalties, sendo o mínimo obrigatório de R$ 8 milhões.
Se o valor das vendas líquidas for entre R$ 127,5 milhões e R$ 153
milhões, o clube passará a receber 12%. Ultrapassando os R$ 153 milhões,
a fatia rubro-negra sobe para 14%. Os pagamentos desses montantes serão
feitos nos dias 1 de abril e de outubro de cada ano, sendo 50% do valor
em cada data. Para produtos do clube sem a marca Adidas, o percentual
da proposta original foi mantido e não obedece à tabela de metas: 4%.
Na proposta original da Adidas, o clube receberia as seguintes
premiações por títulos: Carioca, R$ 200 mil; Copa do Brasil, R$ 200 mil;
Copa Sul-Americana, R$ 200 mil; Brasileiro Série A, R$ 750 mil; Copa
Libertadores, R$ 750 mil; Mundial da Fifa, R$ 800 mil. Após as
negociações com a nova diretoria rubro-negra, os números engordaram.
Novo
presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello será o gestor da nova
parceria do clube pelos próximos três anos (Foto: Alexandre Vidal /
Flaimagem)
Do primeiro ao quinto ano de contrato, o Carioca passou a valer R$ 250
mil; Copa do Brasil, R$ 300 mil; Copa Sul-Americana, R$ 400 mil;
Brasileiro Série A, R$ 1 milhão; Copa Libertadores, R$ 1,5 milhão; e
Mundial da Fifa, R$ 800 mil. Do sexto ao décimo ano de contrato, os
valores são ainda mais vultosos: Carioca, R$ 300 mil; Copa do Brasil, R$
380 mil; Copa Sul-Americana, R$ 400 mil; Brasileiro da Série A, R$ 1
milhão; Copa Libertadores, R$ 2 milhões; e Mundial da Fifa, 800 mil.
Curiosamente, a única premiação que não recebeu reajuste e ficou em
menos da metade da Libertadores foi o Mundial da Fifa, que permaneceu
com o valor da proposta original.
Outro ponto importante do contrato são as regras para entrega de
material. A Adidas se compromete a despender R$ 1,5 milhão por ano a
título de verba de marketing, de acordo com o planejamento da empresa.
Serão entregues de 90 a 110 mil peças por ano de contrato, limitadas ao
valor global de varejo máximo de R$ 9,8 milhões. A Adidas tem obrigação
de fornecer o mínimo de 90 mil peças, ainda que o valor ultrapasse esse
montante.
O contrato determina que clube e empresa deverão se reunir sete meses
antes de cada temporada para determinar quantidade e tamanhos dos
produtos solicitados. O pedido de produtos com a marca Adidas fabricados
no exterior terá de ser feito com sete meses de antecedência. Produtos
fabricados no Brasil têm de ser solicitados com 120 dias de prazo para a
entrega. Até nove meses antes do lançamento dos uniformes, o clube deve
notificar a Adidas por escrito de quaisquer alterações, para que a
linha comercial seja lançada simultaneamente no mercado brasileiro e
internacional, com a mesma aparência.
Para uniforme do time e vestuário de treino, se os prazos não forem
cumpridos, a Adidas produzirá os uniformes sem quaisquer logos de
patrocinadores. Para a linha comercial, se o clube fizer qualquer
alteração fora do prazo, os lançamentos no Brasil e no exterior não
serão simultâneos, e a Adidas poderá incorrer em custos adicionais, que
serão de responsabilidade do Flamengo. A Adidas Brasil pode colocar as
camisas com as alterações no mercado em 120 dias após o envio da arte
pelo clube ou nove meses para o mercado internacional.
Na questão de limitação de patrocínios, o contrato prevê um modelo de
exceção para 2013, mas, a partir de janeiro de 2014, a Adidas não
permitirá que o clube exiba mais de duas marcas no uniforme, além da
logo do Unicef, parceiro rubro-negro. O novo acordo permitirá a
permanência dos patrocinadores atuais TIM e Cosan, com os quais o
Flamengo tem contrato em vigor. Para novos acordos, terão de ser
seguidas as normas do contrato com a Adidas. Pelas regras da empresa
alemã, o patrocinador principal do Flamengo deve assinar contrato de
vigência mínima de dois anos. Em 2013, serão permitidos até cinco
patrocinadores e oito logotipos no uniforme. Só é permitida a assinatura
de patrocínios secundários até o fim de 2013. A partir de janeiro de
2014, o Flamengo passa a ter o limite de dois patrocinadores e quatro
logotipos a serem exibidos no uniforme.
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