segunda-feira, 13 de agosto de 2012

E como nem tudo são flores... Capítulo 51

Episódio de hoje:


Autor: Site www.sobreFlamengo.com.br

O que é e de onde surgiu o MengoNet.com.br?

O título deste texto é uma pergunta sincera. No duro, o post é basicamente pra ver se alguém sabe respondê-la. Vou explicar o porquê.



Na semana passada, aconteceu uma reunião do Conselho Fiscal que acabou tendo uma repercussão um tanto maior que o normal. A maior parte de seu tempo foi dedicada a responder questionamentos feitos através de cartas protocoladas no Conselho Fiscal pelos Sócios Pelo Flamengo - grupo de sócios de que participo - sobre as demonstrações contábeis de 2011 apresentadas pela diretoria. Para isso, compareceu à reunião o contador Rogério da Encarnação, que presta serviços ao clube. Ele deu declarações sobre a realidade interna do Flamengo bastante impressionantes, que acabaram virando tema de matéria no GloboEsporte.com.

Quem, como eu, não esteve presente à reunião pôde assisti-la ao vivo pela Internet graças ao site MengoNet.com.br. As reuniões do Conselho Fiscal costumam ser abertas aos sócios, mesmo que não sejam membros do conselho, mas eu pelo menos não sabia que transmissões abertas assim aconteciam - até porque os temas tratados por lá são sempre realmente internos, com discussões sobre contas, contratos, balanços e por aí vai. Mas nesta foi assim. E a tal matéria no GloboEsporte.com foi justamente ilustrada com um vídeo retirado desta transmissão do MengoNet.com.br.

Hoje de manhã estive na Gávea, acompanhando um amigo que foi associar-se ao clube. Demos uma volta por lá, para ele conhecer a sede, e me chamou a atenção, ao passarmos pela "Arena Maestro Júnior" de futebol de areia, o enorme espaço publicitário cedido a este MengoNet. Algo que me deixou bastante curioso.

Isso porque quem visitar o site vai perceber que ele foi montado de forma, digamos, amadora. O visual deixa muito a desejar, vários links dão erro e há uma enorme quantidade, bem acima do normal, de espaços reservados a anúncios - nenhum publicado. Não parece algo em que alguém tenha investido um bom dinheiro. E não é um veículo oficial do Flamengo. Ainda assim, lá está seu endereço, aparecendo com destaque numa espécie de área vip montada atrás de um dos gols do campo de futebol de areia da Gávea.
Quando não há transmissão ocorrendo ao vivo, o seu conteúdo resume-se a vídeos colocados no YouTube. Cliquei no primeiro deles, pra entender que tipo de coisa colocavam por lá, e me surpreendi: tratava-se de uma entrevista feita em um quarto de hospital com Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo - justamente o presidente do Conselho Fiscal, cuja reunião foi transmitida ao vivo por lá. Na conversa com Napoleão Nascimento, ele gaba-se da criação da tal arena - "um equipamento que clube nenhum tem", "parte de um projeto de internacionalização da marca do Flamengo, pois futebol de areia é algo vendável continentalmente". Diz que a areia da quadra foi doada pela CBF. E parabeniza o MengoNet pelas transmissões ao vivo dos jogos do futebol de areia.


O Conselho Fiscal do Flamengo deve ser um "poder independente" da diretoria do clube, pois tem como função justamente fiscalizar as contas. Ainda assim, sabe-se que é seu presidente, Leonardo Ribeiro, quem cuida do futebol de areia rubro-negro. É algo que muita gente questiona dentro do clube e eu acho mesmo bastante esquisito, embora não saiba bem como funciona.

Então: o que é o MengoNet.com.br? Quem é responsável por ele? Há alguma ligação direta com Leonardo Ribeiro, presidente do Conselho Fiscal, responsável pelo futebol de areia e entrevistado em uma cama de hospital para falar dos enormes ganhos que o Flamengo terá com o beach soccer? Por que transmite os jogos do futebol de areia do Flamengo - e não, por exemplo, o site oficial do clube? Como foi feito o acordo para que ele pudesse fazer estas transmissões e ganhasse espaço publicitário dentro da Gávea? Se alguém pagar por um dos inúmeros espaços publicitários dele, quem ganha com isso?

Enviei um e-mail para o endereço de contato disponível no site perguntando. Mas se alguém souber alguma coisa, fala aí.
 
 
E foi "essa turma" que humilhou o Zico acusando-o de roubar e lesar o Clube de Regatas do Flamengo...

Nenhum comentário: