sexta-feira, 12 de agosto de 2011

E como nem tudo são flores... Capítulo 28

Episódio de hoje ...



O outro lado: com futebol do Fla em alta, marketing passa por crise interna

Novo diretor assume departamento rodeado por pedidos de demissão, denúncia de tentativa ilegal de aumento e mal-estar

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro

O Flamengo anunciou na semana passada Marcus Duarte como gerente de marketing do clube. Se no departamento de futebol a situação é de calmaria, com total controle da comissão técnica e da diretoria, o setor responsável por arrecadar novas receitas não acompanha a tendência: pedidos de demissões, casos controversos e poucos dividendos dão o panorama.
O clube está há sete meses sem patrocinador principal e patina no lançamento de produtos de Ronaldinho. Mesmo assim, o vice de marketing, Henrique Brandão, sugeriu que o coordenador Cláudio Fontenelle, de quem é amigo de longa data, recebesse reajuste salarial.


boneco ronaldinho gaucho flamengo (Foto: Divulgação / Site oficial do Flamengo)Protótipo do boneco de Ronaldinho divulgado pelo marketing: supercola evitou problema
(Foto: Divulgação / Site oficial do Flamengo)
O pedido foi negado pela presidência. No entanto, de acordo com denúncia feita internamente e repassada por uma fonte, Fontenelle não desistiu do objetivo. Enquanto Patrícia Amorim curtia férias em Miami, o funcionário redigiu uma comunicação interna datada do dia 25 de julho para reajustá-lo - com direito a salário retroativo a junho de 2011 – de R$ 4,2 mil para R$ 6 mil. Na leva também estavam os nomes de Talita Challub, responsável pela área de licenciamentos, e outros dois funcionários.

Em casos corriqueiros, as CIs são redigidas pelas secretárias e entram direto na intranet do clube. Desta vez, porém, o documento não foi registrado na rede. Para ser oficializada, a CI precisava da assinatura de Henrique Brandão e do presidente em exercício, Hélio Ferraz, que não sabia do veto de Patrícia no mês anterior.

O plano foi frustrado porque vazou. Na noite do dia 25, o marido de Patrícia, Fernando Sihman, foi informado por telefone e incumbiu o vice de finanças, Michel Levy, de travar o aumento. A família retornou ao país no fim de semana e Patrícia confirmou que não houve reajuste.

- Ninguém no Flamengo pode dar aumento de salário a não ser a presidente. Portanto, nem ele (Fontenelle), nem qualquer outro funcionário receberam aumento algum – garantiu Patrícia.

Fontenelle se defendeu e classificou as informações como truncadas.

- Não existe nada disso, não é verdade. Quem foi que te passou essa informação? Ela está truncada. Só a presidente autoriza aumento no Flamengo e tudo seria feito quando ela voltasse dos Estados Unidos.

O episódio deflagrou ainda mais a crise no departamento. Fontenelle chegou ao clube há cerca de um ano e desde então quatro funcionários pediram para sair por não concordarem com seus métodos e não se sentirem valorizados. O último foi o designer Rafael França, que deixou a equipe na semana passada. Antes dele saíram Alexandre Oliveira, Fernando Lima e Rodrigo Sabóia.

Supercola salva boneco de R10

A conta não inclui o diretor-executivo Harrison Batista. Ele trocou o clube pela Traffic em julho por não concordar com a gestão de Henrique Brandão. A relação entre os dois, que nunca foi excelente, tornou-se insustentável desde a chegada de Ronaldinho.

Harrison foi o grande responsável pela operação e despertou ciúme no setor. Logo após a chegada do camisa 10, o ex-diretor deu uma longa entrevista para explicar os bastidores da negociação, mas ao ser informado que desagradaria Brandão, pediu que a matéria não fosse publicada.

A pressão criada desde a chegada de Ronaldinho ajudou a piorar o clima. Quando o GLOBOESPORTE.COM publicou a reportagem sobre a falta de produtos, a responsável pelo setor de licenciamento Talita Challub resolveu contragolpear. Pegou um protótipo do boneco de Ronaldinho na mesa de Harrison e tirou uma fotografia para enviar à parte da imprensa. Detalhe: a miniatura tinha um dos braços quebrados. Ela teve de recorrer a uma supercola para disfarçar o problema.

- A nota foi divulgada para informar que fechamos o contrato. Realmente usamos um protótipo para a foto porque a produção em série do produto não tinha começado – explicou Fontenelle.

Na nota divulgada no dia 20 de julho o clube prometia o lançamento do boneco, da toalha e de uma pulseira do equilíbrio do jogador para setembro. Mas...

- Flamengo é Flamengo... tem uma demanda muito grande e a empresa está produzindo em larga escala. Ainda não tem data (para o lançamento) – disse Claudio Fontenelle.
Ou seja, já são oito meses sem qualquer campanha de marketing decente, honesto e de qualidade...

INCOMPETÊNCIA + INOPERÂNCIA + DESONESTIDADE + LADROAGEM + CAIXA 2 = A PREJUÍZO AO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO E A SUA NAÇÃO.


Mas, como não sairá do bolso deles o ressarcimento aos cofres do clube ...
Agora na hora de "sair na foto" ao lado do R10 e cia, eles aparecem com um entrosamento e velocidade ... 


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10/08/2011 15h27 - Atualizado em 10/08/2011 15h52

Marketing do Fla divulga nota para contestar GLOBOESPORTE.COM

Departamento passa por momento turbulento e dá sua versão para detalhes apontados pela matéria publicada na última terça-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A reportagem “O outro lado: com futebol do Fla em alta, marketing passa por crise interna”, publicada na terça-feira, provocou uma resposta no Flamengo. Em nota publicada no site oficial, e assinada pelo departamento citado, o clube contestou algumas das informações publicadas. Segue a íntegra da nota oficial:

"Em virtude da reportagem publicada na última terça-feira (09.08) pelo veículo de comunicação Globoesporte.com, assinada pelo repórter Eduardo Peixoto, o Departamento de Marketing do Flamengo vem a público esclarecer que não há nem houve nenhum conluio para beneficiar qualquer funcionário do departamento.

O Marketing do Flamengo está reorganizando os cargos e funções de seus funcionários e, como em qualquer empresa, alguns reajustes estão sendo efetuados, mas todos passando pelo crivo da autoridade máxima do clube, a presidente Patricia Amorim, diferente do que especulou a referida matéria.

Há de se lamentar que apenas um dos funcionários do Flamengo citados na reportagem tenha sido ouvido. Este, no caso, ainda afirmou que a especulação de tratativas realizadas sem consentimento da presidência do clube seriam mesmo especulações


Já sobre os produtos licenciados do atleta Ronaldinho Gaúcho, o departamento mantém o cronograma divulgado anteriormente pelo Site Oficial do Flamengo. Apesar de a reportagem induzir o torcedor a achar que existe algum tipo de atraso ou descaso com o lançamento, o mesmo continua programado para setembro".

COMENTÁRIO: A reportagem do GLOBOESPORTE.COM não induziu o leitor a acreditar em atraso (ou descaso). Ela apenas relatou um fato (que a nota não desmentiu): em julho, um dia após a publicação de uma outra reportagem, sobre a ausência de produtos licenciados de Ronaldinho, o clube divulgou uma foto de um boneco do craque. A matéria expõe sob quais condições saiu a foto. O coordenador Claudio Fontenelle é chefe da também citada funcionária Talita Challub e consentiu com as atitudes dela de mostrar à imprensa a existência do boneco de Ronaldinho sem informar que tratava-se apenas de um protótipo.

Questionado sobre a data de lançamento da linha de produtos, prevista para setembro, Fontenelle não garantiu prazo, informando que os bonecos serão produzidos em larga escala por causa da enorme demanda e só depois de tê-los em estoque o clube vai comercializá-los. A reportagem também ouviu Fontenelle sobre as outras informações publicadas e teve acesso ao Comunicado Interno (CI) redigido por ele durante o período de férias da presidente Patrícia Amorim.

Por fim, a matéria não é especulativa e baseia-se em informações coletadas ao longo de duas semanas de apuração. O site mantém todas as informações publicadas



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Proposta de patrocínio de site sai da pauta de reunião do Conselho do Fla

Segundo versão oficial, Patricia Amorim decide retirar de votação o acerto com o Felicidade Urbana, por causa do tempo de contrato proposto

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 
 
Por decisão da presidente Patricia Amorim, a proposta de patrocínio do site de compras coletivas Felicidade Urbana saiu da pauta da reunião extraordinária convocada pelo Conselho Deliberativo do Flamengo marcada para esta quinta-feira. O contrato previa um período de duração de 12 meses de patrocínio, para estampar a marca na barra traseira da camisa no valor de R$ 5,2 milhões.

A decisão, segundo o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, foi tomada de forma amigável entre a presidente e os demais poderes do clube, porque o Flamengo, segundo ele, está trabalhando com contratos mais curtos, de quatro meses, porque o clube aposta na classificação para a Taça Libertadores de 2012 e poderá alcançar valores maiores no próximo ano.
Outros entraves para o acerto com o site foram a forma de pagamento - duas parcelas de R$ 100 mil e outras dez de R$ 500 mil - e o alto valor da comissão a ser paga à agência que intermediou a negociação. Esse valor seria de um total de R$ 800 mil divididos em duas parcelas, com os pagamentos sendo feitos no início da vigência do contrato.
Além disso, chegou-se a um consenso de que seria um negócio de risco fazer um contrato com um parceiro que tem menos de dois meses de mercado. Atualmente, o clube tem garantidos apenas R$ 8 milhões do banco BMG (mangas) e mais R$ 2 milhões da TIM (número do uniforme).

Na mesma reunião está prevista a votação - e é dada como praticamente certa a aprovação - do acerto com a empresa Procter & Gamble para patrocínio principal da camisa do time rubro-negro até o fim deste ano, no valor de cerca de R$ 7 milhões. A marca a ser exibida na camisa seria Gillette ou Duracell. Essa negociação não passou pela Traffic, parceira do clube na contratação de Ronaldinho Gaúcho e que também pode trabalhar como intermediária na captação de patrocínios.


 E "eles" continuam não se entendendo...


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