Apenas repassando ...
Errar é humano, persistir no erro é outra coisa...
Quarta, 9 de fevereiro de 2011 por Alexandre Fernandes
Pior do que não querer mudar é não aceitar que as mudanças sejam necessárias.
Principalmente, com o peso da experiência de tanto tempo no mundo do futebol, caso do técnico Vanderlei Luxemburgo. Ele convive desde o ano passado, por teimosia, com dois problemas: a inoperância do Deivid no ataque e a inconsistência da dupla David e Welinton na zaga.
No caso do atacante, a situação é mais grave pela existência de opções e pelo alto salário que o jogador recebe. Fazendo uma breve retrospectiva, o Deivid foi contratado na véspera do término das inscrições para o Campeonato Brasileiro de 2010. Em razão do prazo exíguo e do mercado escasso, os valores envolvidos na contratação foram estratosféricos. Comenta-se que ele recebe R$ 600 mil/mês, o que convenhamos jamais se justificou e, muito pouco provavelmente, se justificará. É difícil saber se essa seria a principal razão da manutenção dele no time, por se supor que barrá-lo significaria reconhecer o erro. Mas, o que se considera mais danoso ao clube, pagar uma quantia absurda para colocá-lo na reserva ou continuar a conviver com o prejuízo técnico das lamentáveis atuações do Deivid? Não é razoável se dizer que ele faz um gol ou outro e que sofreu o penalti do primeiro gol do R10. Ele se arrasta em campo e não demonstra o empenho de outros atletas. Pelo menos à altura do investimento que se faz nele. E há alternativas comprovadas e não aproveitadas. Amelhor é o vibrante Wanderlei. Todas as vezes que colocado à prova, o jovem atacante mostra ser eficiente e voluntarioso, além de ter o brilho de quem decide.
Em relação aos zagueiros temos um problema de planejamento. Não temos sequer um beque razoável porque não dedicamos a necessária atenção à procura de soluções no mercado. Aparentemente, pelo técnico prescindir dessa iniciativa. Havia, e ainda há no mercado, vários zagueiros de melhor nível do que os que dispomos. Não sei se estamos esperando pelo repatriamento do Juan, cujas condições físicas precisam ser consideradas, em razão das seguidas contusões e de sua idade. Mas, será que não caberia uma sondagem ao Lugano, por exemplo? Enquanto isso, o que vemos é uma tentativa pouco inteligente de elogiar o que não tem mérito, como se esse engodo melhorasse o desempenho dos inexperientes, fracos e inseguros componentes de nossa defesa. Chega a ser risível falar em defesa menos vazada jogando contra os ataques que enfrentamos até o momento. Sofrermos os gols que sofremos contra o Vasco e contra o Boavista só não convence a quem não quer enxergar. Se não forem adotadas medidas rápidas e efetivas para consertar o miolo da zaga, colocaremos em risco as nossas pretensões numa temporada que tem tudo para ser vitoriosa.
"Pofexô" Luxemburgo, não inventa! Acorda! Por que remar contra a maré? O compromisso de quem dirige é com o clube e não com um ou outro profissional.
MAGIA NELES!
EQUIPE Magia Rubro Negra
EQUIPE Magia Rubro Negra
TWITTER: @alexandrecpf
Nenhum comentário:
Postar um comentário