A história do futebol carioca tem milhões de capítulos. Um deles poderia ficar apenas com as curiosidades. Você sabia, por exemplo, que o primeiro título carioca do Flamengo foi conquistado por um time formado na sua ampla maioria por estudantes de medicina?
Pois é. Em 1914, o Brasil ainda estava longe da profissionalização do futebol. Mário Filho, no livro "O negro no futebol brasileiro", conta melhor.
R$ 59,90
"O Flamengo foi campeão com um time cheio de acadêmicos de medicina: Píndaro de Carvalho, Emanuel Néri, Ângelo Pinheiro Machado, Miguel Coutinho, Raul Vieira de Carvalho, Ricardo Riemer, Alberto Borghert, Gumercindo Othero, Arnaldo Machado Guimarães.
Somente dois jogadores do Flamengo em 14 não iam ser médicos: Baena, que estudava para advogado, e Galo, que não estudava para coisa nenhuma. A família do Galo, porém, era boa. Se não fosse boa, ele não teria jogado no Fluminense, não estaria no Flamengo, no meio daqueles futuros doutores. E, assim mesmo, se notava a diferença. Galo fazendo molecagem em campo, segurando calção, puxando a camisa dos jogadores do outro time..."
.
Obrigado, Mário.
Todos os jogos do Flamengo no Carioca de 1914:
Flamengo 3 x 0
Rio Cricket
Flamengo 2 x 2 São Cristóvão
Flamengo 2 x 2 Botafogo
Flamengo 2 x 1 América
Flamengo 2 x 1 Rio Cricket
Flamengo 1 x 0 América
Flamengo 1 x 2 Botafogo
Flamengo 1 x 0 Paysandu
Flamengo 2 x 1 Fluminense
Flamengo 4 x 4 São Cristóvão
Nenhum comentário:
Postar um comentário