sábado, 15 de agosto de 2009

O Atletismo do Flamengo ...



No Estado do Rio, o Atletismo nasceu em Niterói, em 1909. Entre 1909 e 1919 foram realizadas disputas de atletismo no Rio Cricket. Em 02 de novembro de 1919, a Liga Metropolitana de Esportes Atléticos (a mesma que organizava o futebol carioca), organiza o primeiro campeonato carioca, disputado no campo do Flamengo.



ULISSES MALAGUTTI


A Liga de Atletismo do Rio de Janeiro foi fundada em 1938, quando o atletismo já era tradicional. Em 1960, a Liga passa a se chamar Federação de Atletismo do Rio de Janeiro. No Campeonato Carioca Feminino, o Flamengo só começa sua participação em 1951, conquistando seu primeiro título em 1961. Entre 1919 e 1922, o Flamengo não possuía uma pista de Atletismo. Em 1922, o clube passa a ter um pista no Campo da Rua Paysandu. Até 1976, o Flamengo possuía uma pista em volta do Campo da Gávea. A partir de 1977, o Flamengo passa a treinar no Estádio Célio de Barros, no Maracanã.


SEBASTIÃO MENDES "TIÃO MENDES"

Os grande nomes do Atletismo rubro-negro são Érica Lopes, conhecida como a Gazela Negra, José Telles, Ulysses Malagutti, Sebastião Mendes.



ÈRICA LOPES "GAZELA NEGRA"


Outros atletas de destaque : Luís Carlos de Souza, Nivaldo Batista Vieira Filho, Aladyr Correa, Affonso Coelho da Silva, Carlos Geraldo Moscheu, Erico Falcão, Eder Moreno Fialho, Ivan Zanoni Hansen, Jandir Assis, Jose Xavier de Almeida, João Pires Sobrinho, Karlhemz Mathias, Leda dos Santos, Luiz Gonzaga da Silva, Luiz Carlos de Souza, Luis Bianchi, Maria da Conceição Cypriano, Ulisses Laurindo dos Santos, Waldomiro Monteiro, Walter Arnaldo Kupper.



JOSÉ TELLES


MAIORES INFORMAÇÕES:


http://www.flamengo.com.br/flapedia/Atletismo


http://www.flaestatistica.com/biografiasatletismo.htm



Nenhum comentário: