segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Ary Barroso

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ary_Barroso


Ary de Resende Barroso
O cronista esportiva Ary Barroso era, acima de tudo, um fanático torcedor do Flamengo.Ele aparece nesta foto com um tipo de microfone usado na decáda de quarenta nas emissoras de rádio.
Aos doze anos, trabalhou como pianista no cinema Ideal na cidade natal, Ubá, no estado de Minas Gerais. Em 1921, mudou-se para o Rio de Janeiro e entrou para a Faculdade de Direito. Nos anos 1930, escreveu as primeiras composições para o teatro musicado carioca. Aquarela do Brasil teve a primeira audição na voz de Aracy Cortes e regravada diversas vezes no Brasil e no exterior. Recebeu o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pela trilha sonora do longa-metragem Você já foi à Bahia? (1944), de Walt Disney.
A partir de
1943, manteve durante vários anos o programa A hora do calouro, na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro, no qual revelou e incentivou novos talentos musicais. Também trabalhou como locutor esportivo (proporcionado momentos inusitados ao sair para comemorar os gols do seu time o CR Flamengo). Autor de centenas de composições em estilos variados, como choro, xote, marcha, foxtrote e samba. Entre outras canções, compôs Tabuleiro da baiana (1937) e Os Quindins de Yayá (1941), Boneca de piche, etc.
Durante os a
década de 40 e a década de 50 compôs vários dos sucessos consagrados por Carmen Miranda no cinema. Ao compor Aquarela do Brasil inaugurou o gênero samba-exaltação.

Nenhum comentário: