Valor das Marcas dos Clubes Brasileiros – Edição 2012 – Parte I
por Emerson Gonçalves |
A empresa de consultoria e auditoria
BDO RCS Auditores Independentes, denominada comercialmente BDO,
apresentou ontem a quarta edição de seu estudo Valor das Marcas dos 17 Clubes mais Valiosos do Brasil.
Esse trabalho, que já foi visto ontem
com seus resultados finais num avant-premiére em matéria do portal
GloboEsporte (aqui), apresenta nessa edição uma grande novidade: mais
cinco clubes foram incorporados ao estudo, contemplando assim cinco
grandes torcidas: Atlético Paranaense, Coritiba, Bahia, Vitória e Sport, totalizando, portanto, 17 clubes,
17 grandes torcidas. Outros permanecem fora e, mesmo sem procuração da
BDO, mas pensando em minhas próprias dificuldades para conseguir
informações financeiras, se nossos clubes simplesmente seguissem a lei
desde o início desse século, as análises e estudos como esse e outros
seriam muito menos difíceis e contariam com a participação de muito mais
clubes.
Introdução e considerações gerais
Como nas edições anteriores, salta aos
olhos nesse estudo o crescimento das receitas dos clubes. Devemos
lembrar, entretanto, que os balanços dos clubes em 2011 foram
alavancados pelo recebimento das luvas e adiantamentos dos novos
contratos de cessão de direitos de transmissão.
O volume de receitas desses clubes
atingiu a expressiva quantia de 2,7 bilhões de reais, apresentando um
crescimento de 235% em relação às receitas auferidas em 2003. A previsão
da BDO é que esse número continue crescendo nos próximos anos, até pelo
ambiente favorável criado pela Copa do Mundo em 2014.
A BDO lista outros pontos importantes:
- Continuidade do crescimento das receitas com marketing, estádio, sócios e mídia (esse já destacado no início);
- Aumento dos valores de patrocínios
(nesse caso, na minha interpretação vale o conjunto de patrocínios, uma
vez que os chamados másters vêm apresentando valores inferiores ao que
se esperava – EG) e ampliação do interesse das empresas em associar suas
imagens aos clubes;
- Maior participação do torcedor nos negócios gerados pelas entidades;
- Melhora constante da renda média dos brasileiros;
- Aquecimento da economia brasileira.
Informações Metodológicas
Esse estudo é realizado a partir de
mensurações criadas e aplicadas pela BDO, levantando e analisando 18
variáveis nas diferentes áreas: dados financeiros históricos dos clubes,
pesquisas sobre torcidas, dados de marketing esportivo, levantamentos
sobre hábitos de consumo dos torcedores e dados econômicos e sociais dos
mercados nos quais os clubes atuam.
As fontes para as informações financeiras são os balanços dos clubes e é importante destacar que esse estudo não leva em consideração as receitas obtidas com transferências de atletas.
Na análise das torcidas, foram considerados o tamanho das mesmas, a
faixa etária dos torcedores, a renda média, a distribuição geográfica e
seus hábitos de consumo.
É importante destacar que a metodologia
adotada não permite que uma variável sozinha aumente consideravelmente o
valor da marca de um clube. Outro aspecto importante é que o estudo não
considera o valor dos ativos, dos bens do clube, e sim as receitas que
eles geram. Dessa forma, para um clube aumentar o valor de sua marca é
sempre considerado o esforço para maximizar as receitas e não o valor
contábil dos ativos.
Os Valores das Marcas
O valor consolidado em 2012 das 17
marcas analisadas foi de 5,38 bilhões de reais contra 1,82 bilhão em
2004, representando um crescimento da ordem de 196% sobre 2004 e de 24%
sobre o ano de 2011.
Considerando o período 2004/2012, as
marcas que mais cresceram em valores absolutos foram: Corinthians, com
evolução de 720 milhões; Flamengo, com 469 milhões e São Paulo com 431
milhões. Na sequência, temos o Internacional com 311 milhões, Palmeiras
com 273 milhões, Grêmio com 249 milhões, Vasco da Gama com 238 milhões e
Santos com 236 milhões.
Esses oito clubes foram responsáveis
por 82% dos 3,56 bilhões de reais, valor total do crescimento das marcas
dos clubes considerados no período 2004-2012.
Curiosamente, o bloco dos três clubes
que vêm liderando esse estudo, apresentou intensa movimentação com
mudanças de posição entre 2004 e 2012.
O Corinthians vem liderando em 2010, 2011 e 2012, mas foi o segundo colocado em 2009 e o terceiro em 2004.
O Flamengo, vice-líder em 2011 e 2012, foi o terceiro colocado em 2010 e o líder em 2009, sendo vice-líder em 2004.
O São Paulo, terceiro em 2011 e 2012, foi o vice-líder em 2010 e terceiro colocado em 2009, sendo o líder na colocação de 2004.
Nesses últimos anos alguns clubes
ampliaram a participação de suas marcas sobre o valor total gerado pelos
17 clubes, outros apresentaram redução em termos relativos, já que a
grande maioria dos clubes está conseguindo ampliar o valor de suas
marcas aos longos desses últimos anos.
Vale destacar a ampliação da
participação de alguns clubes como: Internacional, Santos, Vasco da
Gama, Grêmio, Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba e Bahia.
O Palmeiras manteve-se em 4º lugar em
2012, repetindo 2009 e 2004. Em 5º ficou o Internacional, mantendo a
mesma posição nos últimos anos, seguido pelo Santos que manteve a mesma
posição de 2011, depois de ultrapassar Vasco e Grêmio.
O destaque, sem dúvida, fica por conta
do Corinthians e o valor de sua marca acima de 1 bilhão de reais, algo
como 400 milhões de euros, grosso modo. Como há diferenças metodológicas
e também de mercados entre os levantamentos do Brand Finance e da BDO,
não é possível comparar as marcas tomando valores de um e de outro.
As variáveis que compõem o valor da marca
O estudo avaliando as marcas dos clubes
brasileiros demonstra que cada entidade possui características
particulares, de acordo com o perfil de sua torcida, desenvolvimento das
receitas derivadas de sua marca e características do mercado local em
que estão localizados.
Segundo a BDO, a metodologia criada
para esses estudos possibilita avaliar o potencial comercial das marcas
de cada clube, de acordo com seu perfil mercadológico. Diferentemente
das empresas, que precisam incessantemente buscar novos consumidores de
seus concorrentes, os clubes de futebol tem milhões de torcedores fiéis.
O grande desafio para as marcas é conseguir converter esses milhões de
torcedores em consumidores ativos e motivados.
Como vimos no início desse posto, o
valor consolidado das 17 marcas mais valiosas entre os clubes de futebol
do Brasil foi de R$ 5,38 bilhões. Segundo a metodologia empregada no
estudo as variáveis mais representativas para os clubes analisados foram
as características e perfil das torcidas, com valor consolidado de R$ 2,42 bilhões, seguido das receitas derivadas das marcas com valor de R$ 1,66 bilhão e das características do mercado local, com valor de R$ 1,30 bilhão.
O próximo gráfico, que mostra o peso de
cada uma das variáveis percentualmente, nos dá uma ideia melhor dessa
distribuição e vai permitir, também, que cada clube tenha seu desempenho
analisado em relação à média dos dezessete.
O estudo aponta que o potencial futuro
de geração de receitas de cada marca dependerá de como os departamentos
de marketing dos clubes conseguirão maximizar a relação com seus milhões
de torcedores, potencializar suas receitas e explorar as
características econômicas e sociais onde estão localizados.
No próximo post teremos, basicamente,
uma sequência de gráficos, mostrando a composição do valor de marca de
cada um dos 17 clubes.
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