quinta-feira, 9 de junho de 2011

Parabéns ao "Urubu Rei" !!!


Carlos Renato de Abreu

 São Paulo, 9 de Junho de 1978 

  Habilidoso meia revelado no futebol catarinense, com passagem pelo time paulista, mas muito identificado com as cores e com a torcida do time Mais Querido do Brasil o Flamengo.

Apesar de paulista, Renato ou Renato Abreu começou sua carreira em Santa Catarina, onde jogou pelo Marcílio Dias e Joinville. Foi só em 2000 que foi para o futebol de São Paulo, quando foi jogar no União Barbarense.Um ano depois acertou com o Guarani clube que projetaria seu nome para o cenário nacional. No Bugre, Renato chegou a marcar três gols contra o Flamengo em pleno Maracanã por partida válida pela Copa do Brasil. 

Devido às boas atuações pela equipe de Campinas, Renato acabou sendo contratado pelo time paulista onde acumulou os títulos de campeão do Torneio Rio-São Paulo, da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. Contudo apesar das conquistas pelo time paulista Renato somente veio se tornar um jogador diferenciado quando mudou-se para o Flamengo, em 2005.

 


Além de ajudar na criação das jogadas no meio-campo, Renato especializou-se nas cobranças de falta que muitas vezes garantiram vitórias importantes para o time rubro-negro. Mesmo não sendo atacante ele foi o artilheiro da equipe em 2005 e desta forma começou a pavimentar seu nome na história do clube. 

No ano seguinte o jogador foi um dos líderes na conquista da Copa do Brasil de 2006 e através de seu potente chute de fora da área marcou muitos gols que o levaram a ser novamente o artilheiro da equipe naquele ano. No Campeonato Brasileiro, apesar de o Flamengo não ter chegado entre os primeiros, Renato foi indicado para a disputa dos prêmios "Bola de Ouro e "Melhor Meio Campo" (Bola de Prata), cedidos pela Revista Placar na festa de encerramento da temporada. 

Renato manteve sua grande fase no Flamengo em 2007, quando conseguiu acrescentar mais dois títulos em seu currículo, o de campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca. Porém no dia 10 de julho de 2007 se transferiu para o Al-Nasr dos Emirados Árabes. 

Sempre muito ligado á simbologia do clube rubro negro, surgiram em meados de 2008 alguns boatos que falavam sobre um suposto retorno do meia á Gávea. Rumores que não se concretizaram, assim Renato foi negociado pelo Al Nasr com o clube compatriota Al Shabab, onde o atleta manteve-se até 2010, mas sem nunca ter sido esquecido pela torcida rubro-negra que pedia incessantemente pelo seu retorno.

Finalmente em Junho de 2010, após a chegada de Zico na diretoria executiva de futebol do clube, o apoiador acertou o retorno com o Flamengo e firmou contrato até Dezembro de 2011. Destaque do time na má campanha de 2010, o meia acabou voltando a brilhar mesmo no ano seguinte quando se sagrou Campeão Carioca de forma invicta.



Flamengo


  • Copa do Brasil: 2006
  • Campeonato Carioca: 2007, 2011 (invicto)
  • Taça Guanabara: 2007, 2011
  • Taça Rio: 2011

Um comentário:

Dani Souto - Primeiro Penta disse...

Tomara que o Renato continue com o pé ajustado.

E que o R10 deixe o cara bater faltas!

Abs

@danisouto