segunda-feira, 10 de maio de 2010

FÊNIX OU URUBU-REI







FÊNIX OU URUBU-REI

Luiz Claudio B. Pires

A fênix ou fénix (em grego ϕονιξ) é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da Fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas (outros clubes brasileiros, principalmente, cariocas), havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes (logo, pode carregar também bacalhau, cachorro, veado; além de porco, galo, bugre, peixe, raposa e outros). Pode se transformar em uma ave de fogo.



Segundo alguns escritores gregos, a Fênix vivia exatamente quinhentos anos (desespero total dos adversários). Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos (ainda bem que o homem não vive tanto tempo). No final de cada ciclo de vida, a Fênix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da Fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.


4 comentários:

JoãoCarlos disse...

Piada né? Comparar um ser mistíco e lendário com um clube, ainda mais o flamengo, tendo um urubu como mascote... animal de carniça, so vive no lixo, pairando e sujando as cidades e outras regiões, sei que não vai ser aceito mas como historiador devo-lhe pedir a repensar sobre essa comparação.

Anônimo disse...

tua cabeça ta cheia de merda,tal qual um urubu.
quem nasceu no lixo e vive na merda,tem mesmo que ser o que prefere,ou seja,merda.
assim sendo,voçe e uma grande merda!

Débora disse...

Quanta babaquice... Você, como "historiador" deveria "repensar" sobre o seu nível de intelectualidade.
Esses são seus argumentos? Por que não arruma uns melhores?

Débora disse...

Quanta babaquice... Você, como "historiador" deveria "repensar" se realmente você tem a capacidade de argumentar com um nível tão baixo de intelectualidade...
Esse argumento aqui: "ainda mais o flamengo, tendo um urubu como mascote... animal de carniça, so vive no lixo, pairando e sujando as cidades e outras regiões" foi muito feio, fraco e revestido de ignorância (ou inveja porque não foi comparada com o seu time, se é que você torce), cara!