domingo, 15 de novembro de 2015

120 !!! É festa da Nação !!!!

Flamengo 120 anos: do remo aos gramados, do azul e ouro para o vermelho e preto

Por Matheus Adami Publicado em 15 de novembro de 2015 às 10:00
Reprodução/Site oficial do Flamengo




O Flamengo foi fundado há 120 anos, no longínquo ano de 1895, na praia de mesmo nome, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Mas o Flamengo tinha cores (e finalidade) completamente diferente do clube mais popular do futebol brasileiro.




Embora neste domingo, dia 15 de novembro, o Flamengo celebre oficialmente os 120 anos da fundação, a data de “nascimento” do clube foi no dia 17 de novembro de 1895. Mas já na fundação convencionou-se antecipar o aniversário para coincidir com a Proclamação da República.

À época, o futebol estava longe de ser tão popular. No Rio de Janeiro do século 19, o que importava mesmo era o remo. E foi esse esporte que motivou a criação de um grupo de regatas. Surgiu, então, o Grupo de Regatas do Flamengo, nome que posteriormente seria trocado para o definitivo: Clube de Regatas do Flamengo.




E a rivalidade era nas águas, com o Botafogo (Club de Regatas Botafogo, que mais tarde se uniria com o Botafogo Football Club para fundar o Botafogo que conhecemos até hoje). E o Flamengo não tinha nada de rubro-negro naquela época. As cores escolhidas na fundação do clube foram o azul e o dourado. A mudança para o vermelho e preto só aconteceria no ano seguinte, em 1896, por causa da dificuldade em importantar os tecidos azuis e dourados da Inglaterra – e pelo fato dessas cores desbotarem com mais facilidade com o sol e o sal da água marinha.




Mas e o futebol? O esporte só iria entrar na vida do Flamengo no fim de 1911, quando boa parte dos jogadores do Fluminense se envolveram em um desentidimento e se debandaram para o Flamengo. Eles criaram o departamento de futebol rubro-negro em novembro de 1911.

A estreia do time rubro-negro nos gramados aconteceu em 3 de março de 1912. E com o pé direto: o Flamengo goleou o Mangueira por 15 a 2. Dois anos depois, o clube conquistava o primeiro troféu no futebol: o Campeonato Carioca de 1914.




Foi o primeiro de uma série de conquistas que chegou até o Mundial Interclubes.

Crédito da foto: Reprodução/Site oficial do Flamengo

Matheus Adami é colaborador no Torcedores.com. Siga ele no Twitter: @matheusadami

Nenhum comentário: