sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fla é destaque em análise financeira de jornal americano sobre futebol brasileiro

por Blog  meio de campo


O futebol brasileiro foi tema nesta quinta-feira do "The New York Times", maior jornal dos Estados Unidos. Mas não pela técnica que outrora encantava o mundo, e sim pelo caos financeiro que atravessam os clubes brasileiros. Nesse cenário, a administração do Flamengo foi apontada pela publicação norte-americana como exceção no país, sendo a única até o momento que anunciou seu balanço de 2014 comprovando que arrecadou o suficiente para pagar as dívidas e impostos devidos. "Os problemas dos clubes estão enraizados em anos de gestões temerárias", diz um trecho da reportagem.
Flamengo, The New York Times



Legenda: Flamengo é um dos poucos times brasileiros com motivo para comemorar. Deve ser o único capaz de pagar sua dívida e seus impostos.

O jornal destaca que a exportação de jogadores brasileiros está acontecendo cada vez mais cedo por questões de necessidade financeira, só que os destinos estão sendo para países fora dos holofotes do mundo. Além disso, citou que os clubes estão pegando empréstimos bancários com altas taxas de júros e que fizeram do governo seu maior credor, com bilhões de reais em impostos não pagos. A publicação também aborda a discussão sobre a Medida Provisória número 671, a MP do Futebol que trata das dívidas dos clubes.

A publicação traz ainda uma declaração de Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo e favorável à MP do futebol. À reportagem, o dirigente alega que para chegar ao cenário positivo atual, passou os primeiros anos de seu mandato equacionando as dívidas: precisou cortar despesas e sofreu com as consequência no campo.

- Mandamos Vágner Love, nosso melhor jogador, para o exterior, e não fizemos grandes contratações por dois anos. Comprometeu o nosso desempenho.

_____________________________________________________________

Com show de luz e jogo coletivo, Fla bate o São José e faz 1 a 0 nas quartas
Seis jogadores anotaram dez ou mais pontos na vitória rubro-negra por 85 a 62, num repaginado Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro; times volta à quadra no sábado
Por Marcello Pires
Rio de Janeiro



Os 20 dias parados não fizeram nenhum mal ao time do Flamengo. Muito pelo contrário. Serviram para recarregar a bateria do time rubro-negro. O repaginado ginásio do Tijuca Tênis Clube, na Zona Norte do Rio de Janeiro, contou com uma iluminação toda nova, parecida com a que é usada no Maracanã, e os torcedores presentes viram o atual bicampeão do NBB derrotar o São José por 85 a 62 (47 a 33), com seis jogadores anotando dez ou mais pontos, no início da noite desta quinta-feira. O time da Gávea começou com a mão direita a série melhor de cinco partidas válida pelas quartas de final da competição.



Repaginado, ginásio do Tijuca Tênis Clube ganhou iluminação vermelha e as cores do Flamengo (Foto: Marcello Pires)


Com um duplo-duplo (16 pontos e 13 rebotes), o ala-pivô Olivinha foi o principal destaque na vitória coletiva do time carioca. Benite, com 19, foi o cestinha do confronto. Marquinhos (11), Herrmann (10), Felício (10) e Laprovittola (10) também se destacaram. Pelo lado paulista, Jimmy Baxter foi o maior pontuador, com 15 pontos.
- Mais importante do que o time ter ido bem ofensivamente, foi que sofremos apenas 62 pontos. Os jogadores conseguiram executar no jogo aquilo treinamos durante a semana - disse José Neto, técnico do Flamengo, que viu sesu jogadores acertarem 11 bolas de 3 pontos no jogo.

Confira a programação das quartas de final!

As duas equipes voltam à quadra, novamente no ginásio do Tijuca, no próximo sábado, às 18h. As partidas três e quatro estão marcadas para São José, dias 28 e 30 de abril, no interior paulista. Caso necessário, o quinto e decisivo confronto será novamente no Rio de Janeiro, ainda sem data e horário confirmados.



Flamengo x São José playoffs NBB (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Jogadores do Flamengo comemoram vitória sobre o São José (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

O JOGO




Benite foi o cestinha da partida, com 19 pontos anotados (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Um primeiro período eletrizante, com as duas equipes chutando acima dos 50% e dois personagens marcantes. Do lado rubro-negro, o ala Marquinhos. Com duas bolas de três em três tentadas e dez pontos anotados, o camisa 11 foi o principal responsável pela vitória parcial do Flamengo por 28 a 15. Do outro, o americano Jimmy Baxter. Além de anotar cinco pontos e dar muito trabalho para a defesa carioca, o principal pontuador do São José bateu boca com o técnico José Neto durante mais da metade do quarto.
Mesmo muito modificado - apenas Marquinhos não foi substituído dos titulares -, o Flamengo continuou sobrando no começo do segundo período. Com Gegê, Marcelinho, Herrmann e Cristiano Felício em quadra, o ritmo seguiu forte e a diferença que era de 13 subiu para 18. O São José ainda esboçou uma reação e diminuiu o prejuízo para 11, mas com boas atuações de Herrmann, Felício e Marcelinho, que juntos anotaram 16 dos 19 pontos do time carioca no quarto, o atual bicampeão do NBB foi para o intervalo vencendo por 14 de frente. O lance inusitado do período aconteceu quando Benite acabou derrubando um cinegrafista.


Até então zerado no jogo, o ala Laws acordou no terceiro quarto e anotou duas bolas de três seguidas. O azar do americano é que o Flamengo voltou ainda melhor. Principalmente Benite. Com cinco pontos do ala-armador, que ainda roubou uma bola que se transformou numa jogada de três pontos de Meyinsse, os donos da casa abriram 19 pontos a cinco minutos do fim do período. O time paulista até melhorou do meio para o fim do quarto, mas não impediu que o atual bicampeão fosse para os dez minutos finais vencendo por um confortável diferença de 16.


Se a tarefa do São José já era complicada, ficou ainda pior quando Benite anotou mais dois pontos e aumentou a vantagem para 19 a pouco mais de sete minutos para o fim. Quando Marcelinho acertou sua segunda bola de três a 4'40 do fim da partida e levou a diferença para 24 pontos, o técnico Luiz Zanon acusou o golpe, pediu tempo e resolveu descansar quase todo seu time titular. Com a vitória nas mãos, o Flamengo só teve o trabalho de administrar o resultado.

FICHA DA PARTIDA

Local: Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro.
Fase: Jogo 1 - playoffs quartas de final.

Flamengo: Laprovittola (10), Benite (19), Marquinhos (11), Olivinha (16) e Meyinsse (3). Entraram: Herrmann (10), Marcelinho (6), Gegê (0), Felício (10) e Mingau (0). Técnico: José Neto.

São José: Valtinho (0), Laws (10), Baxter (15), Drudi (8) e Caio Torres (10). Entraram: Betinho (1), Dedé (8), Gustavo (6), Renan (2), João Pedro (2) Colimerio (0). Técnico: Luiz Augusto Zanon.

Árbitros: Cristiano Jesus Maranho (1), Fabiano Huber (2) e Maria Claudia Comodaro Moraes (3)

Nenhum comentário: