Páginas
quarta-feira, 31 de março de 2010
O "Dream Team" da Natação está sendo formado...
segunda-feira, 29 de março de 2010
Crônica de Armando Nogueira escrita na ocasião da despedida do Zico.
Leia a íntegra da crônica "A última noite":
Maracanã, enfeita de bandeiras tuas arquibancadas que hoje é dia de festa no futebol. Encomenda um céu repleto de estrelas. Convida a lua (de preferência, a lua cheia). Veste roupa de domingo nos teus gandulas. Põe pilha nova no radinho do geraldino. E, por favor, não esquece de regar a grama (de preferência, com água-de-cheiro).
Avisa à multidão que ninguém pode faltar. É despedida do Zico e estou sabendo, de fonte limpa, que, hoje à noite, ele vai repartir conosco a bela coleção de gols que fez nos seus vinte anos de Maracanã. Eu até já escolhi o meu: quero aquela obra-prima, o segundo gol do Brasil contra o Paraguai nas Eliminatórias do Mundial de 1986. Lembro-me como se fosse hoje. Zico recebe de Leandro um passe de meia distância já na linha média dos paraguaios. Um efeito imprevisto retarda a bola uma fração de segundo. Zico vai passar batido - pensei. Pois sim. Sem a mais leve hesitação, sem sequer baixar os olhos, ele cata a bola lá atrás com o peito do pé, dá dois passos e, na mesma cadência, acerta o canto esquerdo do goleiro paraguaio.
Passei uma semana vendo e revendo no teipe aquele instante mágico de um corpo em harmonioso movimento com o tempo e com o espaço. E a bola, coladinha no pé, parecia amarrada no cadarço da chuteira.
Um gol de enciclopédia.
Se o amável leitor aceita uma sugestão, dou-lhe esta: escolha um dos gols que Zico fez graças à sua arte singular de chutar bola parada.
Chutar a bola de falta à entrada da área é um talento que Deus lhe deu mas não de mão beijada, como imaginam os desavisados. Zico trabalhou seriamente, anos e anos, para alcançar a perfeição dos efeitos sublimes. À tardinha, quando terminava o treino, ele costumava ficar sozinho no campo do Flamengo - ele, uma barreira artificial, uma bola e uma camisa caprichosamente pendurada no canto superior das traves. A camisa era o alvo.
Zico passava horas sem fim, chutando rente à barreira e derrubando a camisa lá de cima das traves.
Chegava o domingo, na cobrança da falta, a bola já estava cansada de saber onde ela tinha que entrar.
Não tenho dúvida em dizer que tardará muito até que apareça alguém que domine como Zico o dom de cobrar falta ali da meia-lua.
Celebremos, querido torcedor, a última noite do maior artilheiro da história do Maracanã. Será uma despedida de apertar o coração. Se te der vontade de chorar, chora. Chora sem procurar esconder a pureza da tua emoção. Basta uma lágrima de amor para imortalizar o futebol de um supercraque.
Cantemos, Maracanã, teu filho ilustre, relembrando em comunhão os dribles mais vistosos, os passes mais ditosos, os gols mais luminosos desse fidalgo dos estádios que tem uma vida cheia de multidões.
Louvemos o poeta Zico que jogava futebol como se a bola fosse uma rosa entreaberta a seus pés.
Armando Nogueira
"NA GRANDE ÁREA" AGORA A GRAMA SERÁ MENOS VERDE, OS PASSES MENOS ARTÍSTICOS E AS TABELAS MENOS RIMADAS. FALTARÃO ADJETIVOS PARA AS JOGADAS MAIS BONITAS E UM LENÇO JAMAIS MEDIRÁ DE NOVO O ESPAÇO DE UM DRIBLE: SERVIRÁ APENAS PARA UM ÚLTIMO ACENO E PARA ENXUGAR AS LÁGRIMAS DA SAUDADE. FICARAM ÓRFÃOS OS AMANTES DAS MELHORES CRÔNICAS DO ESPORTE. FELIZES HOJE APENAS O NELSON RODRIGUES, O JOSÉ MARIA SCASSA E O JOÃO SALDANHA. DORAVANTE AS RESENHAS LÁ EM CIMA SERÃO MUITO MAIS ANIMADAS E MAIS RICAS.
Ele será enterrado daqui a pouco, ao meio dia.
Descanse em paz, mestre Armando Nogueira. Obrigado pelo precioso legado.
Alexandre Fernandes
A Bola...
... texto, Armando Nogueira ...
... narração, Paulo José ...
domingo, 28 de março de 2010
Fotos Históricas...1º PARTE
sexta-feira, 26 de março de 2010
O time dos sonhos... revista Placar e o Lance ...
Detalhes e curiosidades de cada uma das eleições e a respectiva foto/escalação do time, perfil dos jogadores, etc :
I - As unanimidades :
- Jogadores que foram eleitos nas quatro votações : Zico - Junior - Domingos da Guia - Zizinho
II - As escalações :
- Obs.: Os técnicos foram incluídos nas duas ultimas eleições 1999 (Revista Lance); 2006 (Revista Placar)
- 1982 (Revista Placar)
Time : Garcia, Biguá, Domingos da Guia, Reyes, Dequinha, Junior, Joel, Zizinho, Leônidas da Silva, Zico, Vevé.
- 1994 (Revista Placar)
Time : Raul, Junior, Mozer, Domingos da Guia, Leandro, Dequinha, Joel, Zizinho, Leônidas da Silva, Zico, Bebeto.
- 1999 (Revista Lance - Série Grandes Clubes)
Time : Raul, Leandro, Domingos da Guia, Mozer, Junior, Dequinha, Zizinho, Adílio, Zico, Dida, Romário. Técnico : Flavio Costa.
- 2006 (Revista Placar)
Time : Raul, Leandro, Domingos da Guia, Aldair, Mozer, Junior, Andrade, Adílio, Zizinho, Zico, Nunes. Técnico : Cláudio Coutinho.,
quarta-feira, 24 de março de 2010
Concurso "Eu torço e participo"
Que o Flamengo tem a maior torcida do mundo, todos já sabem. Agora, o site oficial quer a participação desses torcedores na cobertura oficial do Mais querido.
O concurso "Eu torço e participo" será realizado mensalmente e terá início nesta terça-feira (23.03), às 18h, e se encerrará no dia 23 de abril, às 18h.
Para participar, os torcedores precisam se cadastrar no site oficial do Flamengo e sugerir uma pauta, em 300 caracteres. Isto é, os flamenguistas precisam dizer o que eles gostariam de ver no noticiário do site oficial do clube, mas não encontram. Quanto mais criativa a idéia, melhor. Lembre-se que o Flamengo é muito mais que o futebol. Todas as modalidades do clube estão englobadas no concurso.
As cinco melhores idéias serão premiadas neste mês de estreia com o livro "O Mais Querido do Brasil em quadrinhos", do Ziraldo, editado pela Editora Globo.
O Clube de Regatas do Flamengo agradece o apoio do Departamento de Marketing e da Editora Globo pelo concurso realizado para a torcida flamenguista!
PARA PARTICIPAR DO CONCURSO, É NECESSÁRIO TER UM FLA PERFIL...
http://www.flamengo.com.br/site/cadsite/cadastrar.php
___________________________________________
E eis a "nova" camisa de treino do Flamengo...
terça-feira, 23 de março de 2010
Flamengo e CFZ fecham acordo ...
O acordo vai permitir a criação do "Flamengo B", com jogadores juniores e profissionais não aproveitados no time principal que serão emprestados para disputar a Segunda Divisão do Carioca pela equipe do Galinho de Quintino.
O Flamengo também poderá usar as estruturas do CFZ, e o clube do ex-camisa 10 deve trabalhar para a formação de novos atletas ao time rubro-negro.
Participaram do encontro a presidente do clube, Patrícia Amorim, Zico, o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, o vice-presidente de finanças rubro-negro, Rafael Piro, e o presidente do CFZ, Bruno Coimbra, filho do ex-jogador.
"O CFZ é aquela ponte que pode ajudar na revelação dos jogadores. Com a estrutura que temos, a possibilidade de fazer testes vai triplicar. Quando se faz uma indicação ao Flamengo tem de se ter certeza. Não é que amanhã vamos dar cinco craques ao clube", explicou Zico.
Já Patrícia Amorim comemorou o fato do acordo ter aproximado novamente o eterno ídolo com o Flamengo. "Esse retorno demonstra que o Flamengo está no caminho certo, resgata as suas origens e a preocupação com a boa formação. Formação que de um tempo para cá foi comprometida. Preocupação de formar grandes jogadores, grandes dirigentes e pessoas melhores. Zico comandou uma geração que deu uma grandeza ao Flamengo", lembrou a dirigente.